Catarina Furtado celebra 50 anos no dia 25 de agosto. Numa conversa intimista, a apresentadora abre o coração e admite que se sente numa das melhores fases da sua vida, fala ainda do casamento de 17 anos com o ator João Reis, dos filhos, Beatriz e João Maria e como tem lidado com a adolescência de ambos. O rosto da RTP1 confessa ainda o que mais a tira do sério no dia a dia e refere como lida com a inevitabilidade da morte.
É uma das apresentadoras mais acarinhadas do público português. O rosto da RTP1 completa 50 anos a 25 de agosto e concedeu uma grande entrevista à NOVA GENTE.
Questionada como se sentia aos 50 anos, a apresentadora do The Voice Portugal conta-nos: «Para ser totalmente sincera, sinto-me numa das melhores fases da minha vida, em todos os sentidos. É uma conquista que tem obviamente a ver com fatores exteriores (uma família maravilhosa, uma carreira de que me muito orgulho, e um percurso como mulher e cidadã ativa na promoção dos direitos humanos e do feminismo não radical, que deu a verdadeira razão à minha passagem neste mundo), mas a conquista do estado em que me encontro, tem essencialmente a ver com o equilíbrio que fui sempre tentando fazer entre a minha vida interior e a minha vida exterior: Ouvir-me e cuidar-me para estar tão serena comigo própria que me permite também cuidar dos outros. Ser muito focada no essencial, no que realmente importa e não ter ambições desmedidas e necessidade de expôr demasiadamente o meu ego. Ter liberdade».
Catarina Furtado fala do “Peso da idade”
Sobre o número 50 que passará a constar na sua vida a partir de agora, Catarina Furtado admite: «Tenho pensado muito nesta questão porque mais uma vez estamos perante um preconceito gigante que pesa apenas sobre os ombros da mulher. Dizem-me muitíssimas vezes: ‘Incrível Catarina, estás maravilhosa para 50 anos, ninguém acredita!’. Aparentemente podemos achar que estamos perante um elogio, só que não! É terrível perpetuarmos a ideia de que 50 anos é um número que nos coloca fora de prazo. Somos nós que inventamos as regras, as normas da sociedade, o léxico, porque isso temos também de ser nós a erradicar o que não está certo, e alterar o que não nos faz felizes. O peso da idade é um conceito inventado que discrimina. A idade é uma realidade inevitável que tem de começar a ser cada vez mais valorizada. Até porque economicamente falando, até são as mulheres mais velhas que têm mais poder de compra».
Ainda nesta conversa, Catarina Furtado faz o balanço das várias décadas de vida, a nível pessoal e profissional e conta o que a idade lhe trouxe de bom. A comunicadora refere ainda como estão os filhos, Beatriz, de 16 anos e João, de 14, descreve os 17 anos ao lado de João Reis e revela como lida com a morte.
Entrevista na íntegra para ler na Nova Gente, que está nas bancas.
Texto: Levi Filipe Marques; Fotos: Carla Pires, Diogo Lima, Nuno Moreira e Arquivo
Siga a Revista VIP no Instagram