Todas as mulheres sonham com um ventre liso, mas nem sempre conseguem obter os resultados desejados, mesmo quando praticam muito exercício físico. A verdade é que podem estar a cometer erros que impedem a queima de gordurinhas na barriga. Mas não se preocupe! A VIP explica-lhe tudo!
Para conseguir uma barriguinha lisa e invejável, é preciso adotar três hábitos que vão facilitar e acelerar o processo.
1. Défice calórico
O primeiro, e o mais importante, passo a tomar para ter um ventre liso e tonificar o abdómen é estar em défice calórico. Isto é: perder mais calorias do que aquelas que se ingerem. Quando começamos a praticar exercício físico, é natural que tenhamos mais apetite, mas essa tendência deve ser controlada para que não haja um aumento de peso.
A melhor técnica para controlar a fome e ingerir poucas calorias diárias é fazer mais refeições, mas em porções mais pequenas e com alimentos menos calóricos. Atenção: é importante não transformar a alimentação numa fonte de ansiedade. Há muito alimentos deliciosos e poucos calóricos – como verduras, peixe, ovos e frango – que saciam a fome e ajudam no controlo e perda de peso.
2. Varie os treinos
É importante não fazer sempre os mesmos exercícios. Temos tendência a fazer apenas os exercícios que mais gostamos, mas o que acontece é que o corpo acaba por criar habituação e acaba por se afastar do objetivo, que é conseguir a barriga lisa.
Para contrariar esta tendência, é importante variar os tipos de exercícios que fazemos com regularidade, e ajustar a sua intensidade em cada 4 a 6 semanas. Os treinos de alta intensidade também são importante para aumentar o metabolismo e devem ser feitos entre duas a três vezes por semana. Estes exercícios mais rigorosos ‘obrigam’ a queimar calorias durante o treino, mas também em repouso.
3. Descanse o corpo e a mente
Para otimizar o metabolismo e para melhorar a saúde, é fulcral que exista um bom descanso. O repouso é um dos fatores chaves para perder peso, para regular o apetite e para que o corpo faça um controlo hormonal equilibrado.
Se sofre de insónias, o ideal é evitar jantares muito pesados. O corpo consegue descansar melhor e mais rapidamente se a digestão for mais leve. Praticar exercício físico à noite também não é indicado para quem tem dificuldades em adormecer. A prática aumenta a temperatura corporal e a frequência cardíaca. O aumento do nível de adrenalina impede que o corpo se prepare para descansar.
Texto: Mafalda Mourão; Foto: D.R.
Siga a Revista VIP no Instagram
TOP VIP
-
1Nacional
Cristiano Ronaldo
Desiludido com Georgina Rodríguez e tudo por causa dos filhos: “Tinha a obrigação…”
-
2Nacional
Fernando Daniel
Volta a ser arrasado no The Voice Kids: “ Tamanha arrogância “
-
3Nacional
Fanny Rodrigues
Após o fim de ‘Somos Portugal’ e sem lugar na TVI, atira: “Tive a sorte de ser convidada…”
-
4Nacional
Marco Paulo
Família ‘impedida’ de lutar por herança: “A menos que…”