Princesa Diana
Nunca será esquecida! Lady Di faria hoje 61 anos

Realeza

A princesa Diana celebraria, nesta sexta-feira, 1 de julho, o seu 61.º aniversário. O legado de lady Di continua presente na vida dos súbditos e da realeza.

Sex, 01/07/2022 - 13:00

A princesa Diana celebraria, nesta sexta-feira, 1 de julho, o seu 61.º aniversário. Lady Di morreu na noite do dia 31 de agosto de 1997, num trágico acidente de viação em Paris, França. No entanto, o legado da princesa do Povo continua muito presente, não só na vida dos súbditos, como também da Casa Real britânica.

O príncipe William, filho mais velho de Diana Spencer, decidiu prestar um tributo à mãe durante os Diana Awards, prémios criados em homenagem a lady Di, que distinguem o trabalho humanitário de crianças e jovens entre os nove e os 25 anos.

O duque de Cambridge escreveu uma carta aberta muito especial. “Parabéns a todos os que hoje receberam o Diana Award. Vocês fazem parte de uma geração de jovens inspiradores que mudam o mundo através das suas ações, e eu admiro imenso os vossos esforços”, começou por dizer.

E prosseguiu: “As vossas histórias são marcantes. Muitos de vocês enfrentaram grandes desafios em tempos complicados, ainda assim, foram incansáveis ao ultrapassarem as barreiras para criarem um futuro melhor para todos”.

William acabou por falar sobre a mãe, a princesa Diana. “Vocês são verdadeiramente a personificação do legado da minha mãe e eu sei que ela estaria orgulhosa de todos vocês. Acredito que não existe forma melhor de celebrar a sua vida e trabalho que não através do reconhecimento destas pessoas incríveis que dedicam tanto do seu tempo e esforço a ajudarem quem os rodeia.”

Pode ver tudo aqui:

A estátua em homenagem à princesa Diana

O ano passado, para assinalar os 60 anos da princesa Diana, o príncipe William e o príncipe Harry uniram-se para inaugurar uma estátua em sua homenagem.

A estátua, da autoria do escultor Ian Ran-Broadley, representa a princesa Diana ao pé de três crianças – dois meninos e uma menina – que não representam crianças da realeza, mas sim crianças comuns, numa alusão ao lado simples, empático e carinhoso da “princesa do Povo”. Em comunicado, o Palácio de Kensington refere que as crianças “representam a universalidade e o impacto geracional do seu trabalho enquanto princesa”. Na parte frontal da estátua pode ler-se ‘Diana, princesa de Gales’, e de lado estão inscritos os nomes dos seus filhos.

Também a roupa com que está representada tem um significado muito especial. “O estilo de roupa baseou-se no período final da sua vida, quando ganhou confiança no seu papel enquanto embaixadora de causas humanitárias e tem como objetivo transmitir o seu caráter e compaixão”, pode ler-se no mesmo comunicado.

Mas a indumentária não é um produto da imaginação do escultor. Diana surge representada com uma saia lápis de cinto largo e com uma camisa de manga comprida fluida, look semelhante ao que apresentou no postal de Natal de 1993, onde aparece ao lado dos filhos, Harry e William, já depois de se ter separado do príncipe Carlos. Por essa razão, o herdeiro à Coroa do Reino Unido não é, de forma alguma, representado nesta estátua.

A princesa de Gales tem cinco netos: três frutos do casamento de William com Kate Middleton (George, de oito anos, Charlotte, de sete, e Louis, de quatro), e dois da união de Harry com Meghan Markle (Archie, de três, e Lilibet, de um).

Texto: Mafalda Mourão; Fotos: Reuters e Casa Real Britânica

Siga a Revista VIP no Instagram