Florbela Queiroz concedeu uma entrevista a Manuel Luís Goucha no vespertino da TVI esta quarta-feira, dia 29 de junho. Esta foi a primeira entrevista que a atriz de 79 anos cedeu após a morte do filho Manuel João Matias aos 44 anos, que foi encontrado morto em casa na sequência de um ataque cardíaco no passado dia 9 de maio.
Apesar de a relação entre ambos ter sido tumultuada por episódios de violência doméstica que até os afastou durante um período, Florbela Queiroz não escondeu ao entrevistador que havia uma “grande cumplicidade” entre os dois e, para matar as saudades, encontrou uma forma de se manter ligada a ele. Como? Enviando-lhe diariamente mensagens “como se estivesse cá”, através da rede social do Facebook.
“Viver sem o Manuel é isto. É continuar a mandar todas as noites as mensagens que mandava no Facebook, só que não obtendo resposta”, confessou a artista, referindo que lhe fala sobre variadíssimos temas, como séries e filmes que viam: “Escrevo sobre a vida, sobre as pessoas, sobre a maldade que era uma coisa que desconhecia e desconheço”.
A atriz até admitiu que “recebe indicações”. “Eu falo com ele todos os dias. Eu recebo indicações. Continuo a falar com o Manel. Todos os dias escrevo no Facebook (…) Falar dele é agradável“, reforçou Florbela Queiroz. Veja aqui o vídeo.
Florbela Queiroz não quis ver o filho no velório
Durante a entrevista intimista, Florbela Queiroz também recordou o dia em que soube da morte do filho.
Uns tempos antes da tragédia, o filho telefonou-lhe a pedir medicação porque tinha tido um ataque de pânico. A atriz contou a Goucha que aconselhou Manuel João a falar com um profissional de saúde, mas,sem sucesso, uma vez que este tinha mudado de assunto rapidamente. No dia seguinte, o editor de imagem da SIC voltou a falar com a mãe informando que já se sentia melhor. Contudo, no dia a seguir, o pior acabou por acontecer. Foi a enteada que lhe ligou a contar que o filho tinha morrido. “Eu não sei como é que não caí. Liguei para os meus colegas e disse: ‘alguém venha aqui, porque o Manel morreu. Alguém me ajude’. Eu não sabia o que fazer. Os meus colegas apareceram todos lá em casa e o meu compadre”, confessou Florbela Queiroz.
A dor da perda foi tão intensa, que, durante as cerimónias fúnebres, a artista não teve coragem de ver o rosto do filho morto. “Não vi o Manel, não fui lá dentro, tenho a imagem dele”, confidenciou.
Veja aqui o vídeo.
Texto: Carolina Sousa; Fotos: Redes Sociais
Siga a Revista VIP no Instagram