O príncipe Carlos está envolvido numa nova polémica. Segundo avança a imprensa britânica, o herdeiro da Coroa e Inglaterra recebeu, entre 2011 e 2015, três milhões de euros em doações por parte do xeque Hamad bin Jassin, o antigo primeiro-ministo do Qatar.
O jornal Sunday Times revela que o dinheiro terá sido entregue ao príncipe Carlos em três lotes, em notas de 500 euros, que foram depositados no seu fundo de beneficiência.
A Clarence House, residência oficial de Carlos e Camilla, já reagiu à polémica. Através de um comunicado, o príncipe de Gales garante que as doações existiram, mas que foi tudo processado dentro da legalidade, tendo sido acompanhadas pelos advogados da Casa Real britânica.
“As doações para beneficência recebidas do xeque Hamad bin Jassim foram imediatamente transferidas para uma das instituições de caridade do príncipe, que levou a cabo a sua gestão apropriada e nos garantiu de que todos os processos correctos foram seguidos”, lê-se.
Indiferente ao comunicado emitido pelo príncipe Carlos, o grupo Republic, que tem por objetivo pôr fim à monarquia britânica, exigiu uma investigação a este caso. No entanto, a Comissão de Caridade salvaguarda a legalidade da aceitação de doações em dinheiro a instituições.
Príncipe Carlos quer apresentar um programa de televisão… ao lado de Camilla!
O príncipe Carlos e a mulher, Camilla Parker Bowles, terão feito uma oferta secreta à BBC para apresentar um episódio do programa Strictly Come Dancing, segundo uma fonte do jornal The Sun.
A notícia dá conta que ambos são fãs do formato e que teriam interesse em ser os anfitriões de um dos episódios do formato, que seria transmitido diretamente a partir do Palácio de Buckingham.
“O Carlos e a Camilla estão muito interessados e a BBC nem queria acreditar naquilo que estava a ser proposto pelos dois“, referiu a fonte do jornal britânico.
“O príncipe de Gales e a duquesa da Cornualha, tal como milhões de pessoas, são grandes fãs do ‘Strictly Come Dancing’ – assim como a rainha. Por isso, há mesmo o desejo e a energia para fazer isto acontecer”, disse uma outra fonte, notando que a altura seria ideal, uma vez que este ano se celebrou o Jubileu de platina da rainha Isabel II.
O programa seria transmitido em direto, na residência oficial da realeza, que, ainda não confirmou as notícias avançadas.
Leia mais aqui
Texto: Mafalda Mourão; Fotos: Reuters e Casa Real britânica
Siga a Revista VIP no Instagram