O rei de Espanha, Felipe VI, decidiu tornar público o seu património pessoal com o objetivo de aumentar a transparência da casa real espanhola. Ficou assim a saber-se que o filho de Juan Carlos não tem terras ou imóveis, mas é dono de uma fortuna avaliada em 2,5 milhões, composta por obras de arte, joias e contas bancárias.
Felipe VI tem 2.573.392 milhões de euros, dos quais 2.267.942,80 milhões são depósitos em contas correntes ou poupanças. Já 305.450 são objectos de arte, antiguidades e peças de joalharia de carácter pessoal.
Através de um comunicado, Felipe VI, de 54 anos, explica que esta decisão, sem precedentes, de tornar público o património pessoal pretende “reforçar a confiança” na monarquia. “Desde a sua proclamação, o rei iniciou o caminho de modernização da Coroa para a tornar merecedora do respeito e da confiança dos cidadãos, sob os princípios de exemplo, transparência, retidão e integridade dos seus comportamentos”.
Este património do rei de Espanha resulta das remunerações que recebeu da casa real espanhola pelas suas funções de príncipe das Astúrias (desde 1998) e de monarca (desde 2014). Não está previsto ser tornado público o património da mulher, a rainha Letizia.
No mesmo comunicado, é explicado que o rei não tem bens no estrangeiro. Felipe e Letizia não têm propriedades em Espanha, ao contrário de outros monarcas de outros países. Letizia vendeu o apartamento de solteira, o único que tinha, após a morte da irmã Érika. Terá rendido 230.000 euros.
Texto: Ricardina Batista; Foto: Impala
Siga a Revista VIP no Instagram
TOP VIP
-
1Nacional
Cristiano Ronaldo
Desiludido com Georgina Rodríguez e tudo por causa dos filhos: “Tinha a obrigação…”
-
2Nacional
Marco Paulo
Eis o motivo para a família não herdar um cêntimo
-
3Nacional
Fernando Daniel
Volta a ser arrasado no The Voice Kids: “ Tamanha arrogância “
-
4Nacional
Marco Paulo
Afinal, irmãos e sobrinhos ainda podem conseguir ‘reclamar’ parte da fortuna: “Se assim for…”