Eunice Muñoz morreu esta sexta-feira, aos 93 anos. Amigos e colegas da atriz encheram as redes sociais com notas de pesar. Marcelo Rebelo de Sousa foi um dos primeiros a lamentar a perda de uma “referência nacional, admirada e respeitada por todos os portugueses”.
“Portugal está de luto. Habituámo-nos a que Eunice Munõz era eterna”, disse o Presidente da República sobre a atriz, recordando a vida dedicada “ao teatro, mas também ao cinema, à televisão, à cultura de Portugal e aos portugueses”. “Não a esquecemos, nunca a esqueceremos, estará sempre no nosso coração”, terminou Marcelo, em declarações aos jornalistas, no final da cerimónia alusiva à partida da força militar portuguesa para a Roménia, neste sábado de manhã.
Diogo Infante, um dos grandes amigos de Eunice Muñoz, não escondeu estar desolado. “Eunice… Estou tão triste. Ando para lhe ligar há vários dias e depois mete-se uma coisa e outra. Quando a Lídia [neta de Eunice] me ligou, algo em mim pressentiu. Estou desolado, devia ter ligado. Para ouvir o seu fio de voz a perguntar ‘como estás?’ O telefone já começou a tocar. Querem reações, mas eu não consigo falar… É como se não falando não tivesse acontecido. Percebe, não é? Pensamento mágico… Se eu guardar os anéis, talvez ela volte… Mas verdadeiramente a Eunice não partiu, porque é eterna. O seu lugar há muito que está reservado nos anéis da história. A maior atriz portuguesa de todos os tempos! Eunice. Obrigado por tudo, sobretudo pelo enorme privilégio de ter feito parte da minha vida”, escreveu.
Ruy de Carvalho partilhou um vídeo em que aparece a dançar com Eunice. “Esta foi a última vez que dançámos juntos. Minha irmã, minha amiga, partiste sem me despedir de ti. Tu serás eterna”, lamentou.
Já Fernanda Serrano agradeceu pela partilha de “ensinamentos, talento, beleza” e “tantos anos de interpretações brilhantes e únicas”. “Privilégio de termos partilhado momentos… Obrigada por tudo o que nos ofereceu! Respeito. Admiração. Gratidão. Até sempre nossa querida Eunice”, terminou.
João Baião foi mais parco em palavras: “Um grande aplauso! Eunice”, pediu o apresentador da SIC, como legenda de uma foto da artista. Também Cristina Ferreira optou por parttilhar uma imagem de Eunice Muñoz, apelidando-a de “a maior”.
Agir, Joaquim Monchique, Jorge Gabriel, José Castelo Branco, Júlio Isidro, Carlos Avilez, Augusto Santos Silva, Pedro Adão e Silva ou Catarina Martins também fizeram questão de recordar a amizade e a carreira de Eunice em nome da cultura.
A Media Capital, detentora da TVI, canal onde Eunice Muñoz fez os seus últimos anos de carreira, também já emitiu uma nota de pesar. “A Media Capital manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de Eunice Muñoz, nome maior da representação em Portugal. (…) A notícia da morte de Eunice Muñoz foi recebida com profunda tristeza e consternação na Media Capital. A experiência e a sabedoria da atriz enriqueceram as produções nas quais participou e a sua alegria e generosidade marcaram todos aqueles que com ela se relacionaram. O Grupo, o seu Conselho de Administração e os seus colaboradores endereçam as mais sentidas condolências à família e amigos de Eunice Muñoz. O seu legado artístico fará parte da história e do futuro da cultura do nosso país e a sua memória permanecerá para sempre neste grupo de Media”, comunuicou.
Texto: Ana Filipe Silveira; Fotos: Arquivo Impala
Siga a Revista VIP no Instagram