Maria João Abreu, se fosse viva, completaria 58 anos esta quinta-feira, dia 14 de abril. A consagrada atriz morreu inesperadamente a 13 de maio de 2021 após sofrer um aneurisma. No dia do seu aniversário é lembrada tanto por rostos conhecidos, como anónimos têm recordado a atriz no dia de hoje.
João Baião, com quem Maria João Abreu tinha uma amizade de longa data, foi um dos primeiros a manifestar-se nas redes sociais neste dia especial. “Hoje seria o dia de a abraçar e dar-lhe os parabéns. Todos os dias penso na minha querida Amiga Maria João e no quanto sinto a sua falta. Dia 14 de Abril será sempre o dia da nossa João. Tenho tantas saudades, das nossas conversas, dos seus conselhos, da sua sensibilidade. Tantas, tantas!”, escreveu na legenda de uma foto que partilhou no Instagram.
De seguida, Noémia Costa homenageou a atriz. “Hoje é dia de festa no céu. Querida João, será para sempre o teu dia. Abraço-te”, lê-se.
José Carlos Pereira também se manifestou com uma mensagem carregada de emoção. “Parabéns minha querida João. Hoje é e será sempre o teu dia. Deixas muitas saudades. Um beijinho enorme para ti onde quer que estejas .’O que importa é o Amor’.”
Ainda da parte da manhã, também a SIC recordou a atriz. “Maria João Abreu completaria hoje 58 anos. A atriz deixou-nos há quase um ano, mas nunca será esquecida. Até sempre”, lê-se na legenda de uma fotografia partilhada na página oficial do canal.
Maria João Abreu, uma mulher de família
Maria João Abreu esteve casada com o ator José Raposo durante 23 anos, de quem teve dois filhos, Ricardo e Miguel. A artista voltou a reencontrar o amor junto do músico João Soares, com quem casou em 2012.
Apesar de separados, Maria João Abreu e José Raposo continuaram amigos e a contracenar juntos. “É ótimo. O José Raposo é maravilhoso, um ótimo ator. É muito bom voltar a estar com ele. Já temos muita cumplicidade, é mais fácil”, referiu a atriz na apresentação do projeto “Amor Maior”, da SIC.
No mesmo ano, os atores foram avós pela primeira vez de Matias, fruto da relação do filho João com Rita Rodrigues. Um ano depois, e com outro neto a caminho, Maria João Abreu comparava o papel de avó ao de mãe. “Ser avó de dois é como ser mãe de dois, como já fui. Quanto mais amor damos, mais amor temos para dar”, afirmou em declarações aos jornalistas nos Prémios Sophia 2017.
Texto: Joana Dantas Rebelo; Fotos: redes sociais
Siga a Revista VIP no Instagram