Os príncipes William e Harry sempre foram muito próximos, mas desde que o duque de Sussex deixou de ser membro sénior da Casa Real que a relação dos irmão tem vindo a atravessar altos e baixos. Uma especialista em realeza falou pela primeira vez sobre como está a ligação entre os dois, uma vez que nos últimos tempos Harry tem-se recusado a viajar para o Reino Unido, alegando falta e segurança.
A última vez que William e Harry foram vistos juntos em público foi em julho do ano passado, na inauguração da estátua em homenagem à princesa Diana, para assinalar os 60 anos que lady Di faria se não tivesse perdido a vida num trágico acidente de viação, em Paris, em 1997.
Segundo revela Katie Nicholl, a relação entre William e Harry poderá ter-se degradado nessa visita do duque de Sussex ao Reino Unido.
“O William não convidou o Harry para uma festa no Palácio de Kensington após a inauguração da estátua da princesa Diana para agradecer aqueles que contribuíram para que isto acontecesse, e acho que a ideia de que tudo vai ficar bem e que ele vai convidar o Harry para o seu 40.º aniversário simplesmente não vai acontecer”, revelou a especilista, ao Entertainment Tonight.
“É óbvio que agora é uma relação distante. Há um oceano entre eles. Há muitos problemas por resolver e não se trata do caso em que veremos famílias felizes reunidas”, acrescentou.
Harry pede segurança privada em tribunal
O príncipe Harry tem evitado viajar até ao Reino Unido e alega tratar-se de uma questão de segurança. O duque de Sussex está neste momento, à espera de conseguir proteção policial privada. O pedido foi feito pelo irmão de William ao tribunal e este assume estar disposo a pagar para ter este serviço, a que outrora teve direito por ser membro sénior da Casa Real.
O governo britânico não está disposto a ceder este tipo de serviço, uma vez que estas proteções só são disponibilizadas aos membros mais importantes do Governo e da realeza, e, por isso, Harry recorreu ao tribunal para fazer este pedido.
Enquanto decorre este processo, permanece um clima de tensão no seio da Casa Real britânica. “Isto levantou questões acerca do relacionamento dele com a família e até mesmo com a rainha, com quem já fui multo próximo. Sabemos que o príncipe Harry está disponível para regressar ao Reino Unido, mas obviamente sente que não pode por causa da segurança da sua família”, disse Katie Nicholl.
“Mas ele veio sem segurança e fê-lo duas vezes este ano. E virá para os Invictus Games, por isso, acho que muitas pessoas questionam porque é que não consegue estar presente numa ocasião tão importante para a família, uma vez que não vê a rainha desde o verão passado”, terminou.
Texto: Mafalda Mourão; Fotos: Reuters e Casa real britânica
Siga a Revista VIP no Instagram