A conta oficial da Casa Real Espanhola na rede social Twitter foi hackeada. O ataque informático foi descoberto neste fim de semana, depois de os reis Felipe VI e Letizia terem começado a seguir a conta do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.
Os reis de Espanha têm mais de um milhão de seguidores no Twitter, mas, por sua vez, seguem apenas 16 contas e todas elas institucionais, como é o caso do Senado, do Parlamento Europeu, de outras Casas Reais e do Comité Olímpico. Felipe e Letizia não seguem nunhum político nas redes sociais, pelo que o facto de terem começado a seguir Zelensky, numa altura em que a Ucrânia está sob os ataques violentos da Rússia.
Esta situação poderia levar a crer que Letizia e Felipe VI estavam indiretamente a assumir-se contra as forças russas e, por isso, a Casa Real emitiu um comunicado onde esclareceu a situação, garantindo que foram alvos de uma “intromissão cibernética” e que este ataque consistiu em “simular um seguimento falso da conta do presidente da Ucrânia.”
Texto: Mafalda Mourão; Fotos: Reprodução Casa Real espanhola
Siga a Revista VIP no Instagram