Isabel II assinalou 70 anos como rainha de Inglaterra neste domingo, 6 de fevereiro. No dia em que celebrou o reinado mais longo da história do Reino Unido, a monarca, de 95 anos, partilhou uma mensagem especial com os britânicos, em que recordou o marido, o príncipe Filipe, e também deixou um agradecimento especial a Camilla Parker Bowles.
“Tive a sorte de ter no príncipe Filipe um parceiro disposto a desempenhar o papel de consorte e a fazer desinteressadamente os sacrifícios que isso implica”, começou por dizer. No seu discurso, a rainha Isabel II apelou aos súbditos para que mantenham o apoio que sempre lhe deram quando o seu filho, o príncipe Carlos, subir ao trono. “Quando, na plenitude dos tempos, o meu filho Carlos se tornar rei, sei que lhe darão, e à sua mulher, Camilla, o mesmo apoio que me deram”, afirmou.
E continuou, deixando bem clara a sua intenção de fazer de Camilla rainha consorte de Inglaterra. “Quando chegar a hora, que Camilla seja conhecida como rainha consorte enquanto continua o seu leal serviço”, findou
Príncipe Carlos reage à mensagem da rainha Isabel II
Na sequência do 70.º aniversário da rainha Isabel II em frente da Coroa britânica, o príncipe Carlos emitiu um comunicado, em que agradece à mãe a mensagem que deixou a Camilla.
“Neste dia histórico, a minha mulher e eu unimo-nos a todos nas felicitações a Sua Majestade a Rainha, pela sua destacada conquista de servir a nação, os reinos e a Commonwealth ao longo de setenta anos. A devoção da rainha pelo bem-estar do seu povo inspira cada vez mais admiração ao longo dos anos”, lê-se.
“Estamos plenamente conscientes da honra que representa o desejo da minha mãe. Enquanto juntos temos trabalhado para servir e apoiar Sua Majestade e as populações das nossas comunidades, a minha querida mulher tem sido o meu mais firme apoio ao longo do caminho. No ano deste Jubileu de Platina sem precedentes dá-nos a oportunidade a todos de celebrarmos juntos o serviço da rainha, cujo exemplo continuará a guiar-nos nos próximos anos”, terminou.
Texto: Mafalda Mourão; Fotos: Reuters e Casa Real britânica
Siga a Revista VIP no Instagram