A TVI prepara-se para anunciar várias mudanças na estrutura do canal. Depois de a NOVA GENTE ter avançado que José Eduardo Moniz será o novo diretor-geral da estação e que Nuno Santos vai assumir a Direção de Informação, foram agora reveladas também mudanças na ficção.
A TVI acaba de contratar Piet-Hein Bakker para ser diretor da Plural, a produtora da Media Capital responsável pelas novelas da estação de Queluz de Baixo. “A Gabriela Sobral é a diretora de Conteúdos e Produção e está previsto que os dois irão trabalhar em conjunto”, contou à NOVA GENTE fonte do canal, revelando que está escolha já “tem o dedo” de Moniz.
Recorde-se que o holandês iniciou a sua carreira profissional em 1990, como advogado de uma produtora de televisão holandesa, Joop Van Den Ende Productions. Em 1994,chegou a Portugal para lançar a Endemol (resultado da fusão entre Van Den Ende e John de Mol). Foi diretor durante 14 anos, produzindo todos os grandes formatos do catálogo da Endemol, ente os quais grandes sucessos como “Chuva de Estrelas” (SIC) e “Big Brother” (TVI).
Em 2007, Piet-Hein Bakker deixou a Endemol para criar a sua própria empresa de produção, CBV, onde produziu programas como “The Voice Portugal”. Já em 2014, criou a SP Entertainment, produtora de televisão dentro do Grupo SP Televisão, a maior produtora independente de Portugal. A partir daí, a empresa tem estado envolvida na produção de diversos projetos, entre eles a “Final da Eurovisão 2018”, realizada em Lisboa.
O novo responsável pela ficção da TVI, que foi casado com Alexandra Lencastre, de quem tem duas filhas – Margarida, de 25 anos, e Catarina, de 23 – licenciou-se em Direito Holandês pela University of Amsterdam, em 1990, com especialização em Direito de Propriedade Intelectual.
Texto: Humberto Simões e Patrícia Correia Branco; Fotos: Impala
Siga a Revista VIP no Instagram