Ricardo Raposo foi entrevistado por Daniel Oliveira no programa “Alta Definição”, que foi para o ar este sábado, dia 15 de janeiro. O ator recordou o sofrimento das semanas em que a mãe, Maria João Abreu, esteve internada no hospital, entre a vida e a morte. A atriz da SIC acabou por falecer no dia 13 de maio de 2021, vítima de um aneurisma cerebral.
“Não há palavras que consigam descrever a dor nos treze dias de angústia que tivemos desde o momento em que a minha mãe foi para o hospital. Deixávamos os nossos filhos na escola e íamos para o hospital, todos os dias. Foi um processo full time. Por acaso eu não estava a trabalhar na altura, nem a Rita”, começa por dizer.
O ator prefere não ignorar a dor e abraçá-la como um processo natural: “Estas coisas não são para ser vistas com enclausura. A dor é para ser vista com a mesma naturalidade da felicidade. Por isso é que se deve falar da dor e não se deve ter preconceito. Nesse sentido, também nos elucida que a dor deve ser vivida em conjunto com a felicidade. Tem de partilhar algum lugar em comum no nosso coração”.
Os dois filhos, Noah e Matias, foram cruciais e onde Ricardo foi encontrar forças para continuar o dia-a-dia um sorriso. “Uma parte do meu coração se calhar desapareceu, mas outra parte continua feliz. Fizemos questão de ir buscar todos os dias os nossos filhos à escola. Era o nosso escape. Quando íamos ter com eles nós, de repente, víamos neles a continuidade da vida. Os nossos filhos vão continuar por aí, vão ter de ser felizes. Os nossos filhos vão ter filhos, foi neles que vi essa esperança. Eles salvaram completamente esses meus momentos”.
“Faço questão que não se esqueçam da avó João”
Ricardo confessa que faz questão de manter a memória da mãe bem presente nas vidas dos filhos. “Faço questão que não se esqueçam da avó João. Tiveram a mulher mais tremenda à face da terra, uma força da natureza que é difícil de explicar”.
O artista revela que preferiu contar a verdade sobre a morte de Maria João Abreu aos dois filhos: “Tive de dizer. Após muitas conversas com especialistas, tivemos de explicar a verdade, fantasiámos um pouco mais, mas tivemos de explicar que podia fazer-lhes confusão eles não perceberem que a avó saiu daqui, que foi para outro sítio”.
“Começar a perceber o que é a palavra morrer vai torná-los mais fortes no futuro”, salienta o ator da novela “Amor Amor”, da SIC.
Texto: Inês Borges; Fotos: Reprodução SIC e DR
Siga a Revista VIP no Instagram