O chá matcha é bebido no Japão desde o século XII e está agora a tornar-se num fenómeno na europa graças aos seus benefícios, que vão muito além do emagrecimento. Mas comecemos por aí.
Quando o tema era o emagrecimento, o chá verde estava no topo das conversas. No entanto, este novo pó esverdeado tem vindo a destacar-se e muitos já o olham como um “melhor amigo” na hora de perder peso. Ambos são extraídos da planta camellia sinensis, a diferença é que o matcha é produzido de uma forma mais artesanal e, por isso, o pó é mais concentrado, possibilitando resultados mais rápidos.
Para além disto, o matcha tem outros efeitos positivos no organismo. Sabia que bebê-lo é como ingerir dez chávenas de chá verde normal? Devido ao seu elevado valor nutritivo, o matcha vai libertando energia ao longo do dia estimulando calma concentração e foco.
Outros benefícios:
Antioxidante: Além do emagrecimento, este chá estende os seus benefícios a outras áreas, como o combate ao cancro, por exemplo. Isto acontece por ser rico em antioxidantes do grupo das catequinas, que funcionam como anti-cancerígenos.
Diurético: Contribui para a diminuição da retenção de líquidos no organismo, ajudando na perda de volume e eliminando o inchaço em algumas regiões do corpo.
Saciante: Depois de uma boa refeição sentimos-nos saciados o que faz com que seja mais difícil ceder a tentações alimentares, como os bolos ou as batatas fritas. Ao tomar matcha, estamos a caminhar para um estômago saciado, devido à presença de um antioxidante que estimula a liberação de uma hormona responsável por enviar para o cérebro a informação de que o estômago está cheio.
Anti-stress: O matcha possui uma quantidade cinco vezes maior de L-teanina que os outros tipos de chá verde. Este aminoácido estimula a atividade de um tipo de ondas do cérebro, que, por sua vez, estão ligadas ao relaxamento, concentração, alívio do stress e ainda à diminuição da pressão arterial.
Colestrol: Quem quem tem níveis de colestrol elevado também pode beneficiar com o consumo deste chá, isto porque ele contribui para a diminuição considerável destes valores. O chá contém ainda uma alta quantidade de fibras alimentares que ajudam quando o problema é a prisão de ventre. Estas fibras auxiliam também no controlo do colesterol, diminuindo a absorção de gordura no intestino.
E quer saber um segredo? O uso do chá matcha também atrasa o envelhecimento através do combate à inflamação.
Como preparar o matcha?
A melhor forma de beber o matcha é diluí-lo num litro e meio de água e ir bebendo ao longo do dia. Mas, por ser um pó, este pode ser adicionado a qualquer bebida, seja ela sopa, iogurte ou sobremesas. O matcha pode ser adicionado a quase tudo e muitas são já as receitas que correm pela internet. No Japão, por exemplo, podemos encontra-lo nos gelados, bolos, batatas fritas, cocktails e até em pipocas ou bolachas Oreo.
Mas tenha atenção. Os flavonoides e a cafeína encontrados na planta de onde matcha é estraído, aceleram o metabolismo e podem causar insónia e ansiedade, por isso, se não quer acabar com as noites bem dormidas, não abuse deste chá. A quantidade diária recomendada é cerca de duas colheres de chá, por dia.
Onde comprar
Em Portugal pode encontra-lo nas lojas Celeiro, Biomercado e GoNatural na forma biológica e em pó – 13,53€ por 70 gramas – ou infusões de matcha em saquetas – 5,99€ por 20 unidades. Para não se enganar na hora da compra, tenha atenção ao preço, à cor e à textura. A embalagem deve ter certificado de produto orgânico e convém que seja proveniente do Japão.
Assim que provar este chá, vai sentir a diferença. A infusão é verde, quase florescente e o sabor bastante pronunciado.
Ficou curioso? Percorra a nossa galeria!
Siga a Revista VIP no Instagram