A rainha Isabel II está há quase 70 anos à frente da Coroa do Reino Unido e da Commonwealth e já assistiu a várias mudanças políticas. A mais recente aconteceu nesta terça-feira, 30 de novembro, quando os Barbados, nas Caraíbas, viram Sandra Mason tomar posse como Presidente da República, deixando assim de ter como soberana a rainha de Inglaterra.
O príncipe Carlos fez questão de estar presente na cerimónia de transição para o novo sistema político. O filho da monarca, de 95 anos, viajou em representação da mãe, que foi recomendada pela equipa médica do Palácio Real a repousar. O príncipe de Gales foi recebido por uma comitiva diplomática, liderada pelo alto comissário britânico para os Barbados e Caraíbas orientais, Scott Furssedonn-Wood, assim como pela primeira-ministra do país, Mia Mottley, avançou o Daily Mail.
À chegada, no aeroporto Grantley Adams, a Guarda de Honra disparou 21 salvas para dar as boas-vindas ao príncipe Carlos.
Nas redes sociais, a rainha Isabel II fez questão de assinalar a mudança com uma mensagem especial.
“Nesta ocasião significativa e na sua tomada de posse como primeira Presidente dos Barbados, dou-lhe os meus parabéns a si e a todos os barbadianos. Visitem o vosso lindo país pela primeira vez na véspera da independência, no início de 1966, e estou muito satisfeita que o meu filho esteja convosco hoje”, escreveu nas redes sociais, numa publicação em que acrescentou uma fotografia sua, em 1966, e uma outra do seu filho, Carlos, tirada na tomada de posse de Sandra Mason, nesta terça-feira.
Veja tudo aqui:
Percorra a nossa galeria e veja fotografias da tomada de posse
Os Barbados transformam-se assim na mais jovem república do mundo, mas, apesar disso, o país vai continuar a fazer parte da Commonwealth.
Texto: Mafalda Mourão; Fotos: Reuters
Siga a Revista VIP no Instagram