Talvez sejam as eleições norte-americanas mais renhidas de sempre, com sondagens a darem valores praticamente idênticos aos dois candidatos: Hillary Clinton com uma pequena vantagem de três a quatro pontos percentuais sobre Donald Trump nos votos populares.
Mas, nos Estados Unidos da América, as eleições não são assim tão simples, não é taxativo que cada homem valha um voto. Porque, na verdade, no sistema eleitoral norte-americano, são os representantes de cada um dos 50 estados e que compõem o Colégio Eleitoral que acabam por ditar qual o novo inquilino da Casa Branca. Para tal acontecer, um dos candidatos tem de obter 270 dos 538 grandes eleitores.
E, assim, se explica também que Bill Clinton possa votar duas vezes na mulher, sem estar a cometer nenhuma fraude: o ex-presidente norte-americano vota hoje nas urnas e a 12 de dezembro em sede de Colégio Eleitoral. Os resultados finais, só deverão ser conhecidos em meados de dezembro.
A campanha eleitoral foi marcada por inúmeras polémicas de parte a parte, exploradas pelos respetivos staffs até à exaustão, dos mails de Hillary Clinton às acusações de assédio sexual de Donald Trump.
E também nos comícios se tentou de tudo para captar o voto dos indecisos, com Hillary a levar a palma no número de artistas que colocou a fazer campanha por si: Lady Gaga, James Taylor, Bruce Springsteen, Lady Gaga, Beyoncé, Jay-Z, Stevie Wonder, Jon Bon Jovi e Jennifer Lopez tudo fizeram para convencer o eleitorado; da parte de Trump, alguns artistas também se reuniram num objetivo comum… Jon Voight apresentou-o num dos comícios, mas, na generalidade, inúmeros artistas uniram-se, sim, para repudiar o candidato republicano à Casa Branca…
Fotos: Reuters
Siga a Revista VIP no Instagram
TOP VIP
-
1Nacional
Cristiano Ronaldo
Desiludido com Georgina Rodríguez e tudo por causa dos filhos: “Tinha a obrigação…”
-
2Nacional
Marco Paulo
Eis o motivo para a família não herdar um cêntimo
-
3Nacional
Fernando Daniel
Volta a ser arrasado no The Voice Kids: “ Tamanha arrogância “
-
4Nacional
Marco Paulo
Afinal, irmãos e sobrinhos ainda podem conseguir ‘reclamar’ parte da fortuna: “Se assim for…”