Budapeste
Cidade de contrastes dividida pelo Danúbio

Viagens

Na realidade, Budapeste é a junção de duas cidades, Buda e Peste

Ter, 16/08/2016 - 15:25

Budapeste fica nas margens do rio Danúbio e os primeiros registos de povoamento remontam à época do Paleolítico. 

 

A capital da Hungria é, atualmente, uma fascinante cidade de contrastes, com ruelas milenares e sombrias a par de edifícios históricos de grandiosa dimensão, uma grande capital europeia com muito para oferecer em matéria de tradição, gastronomia e cultura.

 

Peste: jardins, palácios, a Praça dos Heróis e a Ópera Nacional

Comece a sua visita pelo maravilhoso Parque da Cidade, ou Városliget. Budapeste é uma cidade de relaxamento, passeios e leituras ao ar livre e este parque, construído no final do século XIX e inaugurado em 1896, por ocasião das celebrações dos 1000 anos passados da conquista dos Magiares, merece uma visita.

 

Fora do parque, fica o Museu de Belas Artes e a grandiosa Praça dos Heróis, dominada pelas altíssimas estátuas de figuras ilustres da História da Hungria.

 

Buda: o Palácio Real e a Igreja de Mátyás

Assim que passar a ponte e antes de começar a subir, olhe para trás: lá está o imponente Parlamento Húngaro neogótico, saturado de pináculos e com uma cúpula erguida a 96 metros de altura.

 

Para apreciar a melhor paisagem sobre a cidade, suba à Colina Gellért, por entre um agradável jardim. Visite a Igreja da Gruta, aprecie a estátua de S. Gellért, o bispo mártir padroeiro da cidade, e termine no Monumento da Libertação: uma grandiosa estátua de uma mulher segurando uma folha de palma, que domina a paisagem da cidade por estar colocada no ponto mais alto.

 

A cultura dos banhos

Budapeste é uma das maiores cidades termais da Europa e “ir aos banhos” faz parte da cultura deste povo, sobrevindo ainda do tempo do Império Turco. Os mais famosos banhos são os de Széchenyi, no Parque da Cidade, com as águas mais quentes e debruçados sobre um magnífico palácio barroco; os banhos Rudas, na Colina de Gellért, e Király, no Bairro do Castelo.

 

Texto: Luís Peniche; Fotos: Shutterstock e DR

Saiba mais na sua revista VIP, já nas bancas!

 

 

 

Siga a Revista VIP no Instagram