Ingredientes:
1ª Massa – 30 g de fermento de padeiro, 1 dl de leite morno, 125 g de farinha
2ª Massa – 7,5 g de leite em pó, 7,5 g de fermento em pó, 375 g de farinha, 7,5 g de sal fino, 100 g de manteiga, 125 g de açúcar, 1 laranja (raspa), 3 ovos, 1 dl de rum, farinha e manteiga q.b.
Recheio e cobertura – 225 g de fruta cristalizada sortida, 80 g de frutos secos, 1 ovo batido, açúcar, geleia de compra e fios de ovos q.b.
Modo de preparação:
1 Ligue o forno a 190° C. Faça a 1ª massa: Dissolva o fermento no leite. Adicione a farinha e envolva bem. Deixe levedar até atingir o dobro do volume, num local aquecido. À parte, numa tigela ou batedeira, junte os ingredientes da 2ª massa. Envolva-os e amasse bem.
2 Acrescente a 1ª massa, já levedada, e continue a amassar, até formar bolhinhas. Adicione 200 g de fruta cristalizada picada e os frutos secos picados (nozes, amêndoas, pinhões e corintos), reservando alguns para a decoração. Envolva a massa, sem amassar. Polvilhe com um pouco de farinha, tape e deixe levedar.
3 Numa mesa enfarinhada, coloque a massa e forme uma bola. Disponha-a num tabuleiro, untado com manteiga, abra um buraco ao meio e deixe-a levedar para o dobro do volume.
4 Acrescente, por cima, as restantes frutas cristalizadas laminadas e os frutos secos que reservou. Adicione açúcar, nos intervalos, pincele com o ovo batido e leve a cozer, durante 30 a 40 minutos. Retire o bolo, barre-o com geleia e disponha fios de ovos no centro.
Dicas – No centro do bolo coloque uma lata redonda enfarinhada para a massa não unir. Prepare a massa de véspera, tendo o cuidado de colocá-la a repousar no frigorífico.
Siga a Revista VIP no Instagram
TOP VIP
-
1Nacional
Cristiano Ronaldo
Desiludido com Georgina Rodríguez e tudo por causa dos filhos: “Tinha a obrigação…”
-
2Nacional
Marco Paulo
Eis o motivo para a família não herdar um cêntimo
-
3Nacional
Fernando Daniel
Volta a ser arrasado no The Voice Kids: “ Tamanha arrogância “
-
4Nacional
Marco Paulo
Afinal, irmãos e sobrinhos ainda podem conseguir ‘reclamar’ parte da fortuna: “Se assim for…”