Ana Rita Clara preparou um guia para o S. Martinho e publicou no seu blogue. A apresentadora quis ajudar os seguidores antes de chegarmos a 11 de novembro.
Leia seguidamente todos os conselhos…
“Em Portugal celebramos este dia com um grande magusto, onde não pode faltar a fogueira, as castanhas, a água-pé e a jeropiga. É neste dia que provamos também o vinho novo.
E para que o magusto seja celebrado como uma verdadeira festa, aqui fica a lista do que não pode faltar:
Assador
Brasas
Castanhas
Jeropiga, água-pé ou vinho novo
Sal
Folhas de jornal para fazer os rolos onde vai servir as castanhas
Passo a passo
Comecem por preparar as castanhas fazendo um golpe e coloquem-nas numa taça com bastante sal por cima. Se assarem num assador de barro, preparem previamente as brasas com um pouco de jornal e o carvão. Vão revirando as brasas de vez em quando. Coloquem as castanhas dentro do assador, polvilhem novamente com sal e deixem assar por cerca de 10 a 15 minutos. Retirem as castanhas e coloquem-nas nos rolos feitos com as folhas de jornal. Também podem assar as castanhas no forno, com sal e um pouco de alecrim.
Aproveitem também o magusto para estar com a família e com as crianças. Façam desenhos de outono, afinal as crianças adoram desenhar e pintar e brinquem com as frases tradicionais do São Martinho. Por que não fazer uma lista com todas as frases?
Juntem-se todos à volta da fogueira ou da lareira e recriem a lenda de São Martinho. Podem também sair para a rua e recolher folhas secas, castanhas, folhas das árvores, bolotas, pinhas, etc. As folhas, por exemplo, podem ser pintadas e usadas para carimbar papel e fazer decorações de outono”.
Vai começar os preparativos?
Texto: MDA; Fotos: D.R.
Siga a Revista VIP no Instagram
TOP VIP
-
1Nacional
Cristiano Ronaldo
Desiludido com Georgina Rodríguez e tudo por causa dos filhos: “Tinha a obrigação…”
-
2Nacional
Marco Paulo
Eis o motivo para a família não herdar um cêntimo
-
3Nacional
Fernando Daniel
Volta a ser arrasado no The Voice Kids: “ Tamanha arrogância “
-
4Nacional
Marco Paulo
Afinal, irmãos e sobrinhos ainda podem conseguir ‘reclamar’ parte da fortuna: “Se assim for…”