Hoje, Isabel II bate o recorde do reinado mais longo, que pertencia à sua tetravó, a rainha Vitória, que esteve no trono durante 63 anos e sete meses.
Para celebrar este momento, a casa da moeda do Reino Unido divulgou uma peça de prata no valor de 20 libras (cerca de 27 euros) onde são exibidos os cinco retratos da rainha que aparecem em moedas e notas desde que foi coroada.
Apesar de ter iniciado o seu reinado em 1952, a 6 de fevereiro, dia da morte do seu pai, o rei Jorge VI, a coroação aconteceu mais de um ano depois, a 2 de junho. Foi a primeira vez que uma cerimónia desta importância foi seguida pela televisão. E para a história fica o olhar embevecido do duque Filipe de Edimburgo e o ar angelical dos príncipes Carlos e Ana.
Foi já como soberana que Isabel II voltou a ser mãe, desta vez dos príncipes André e Eduardo.
A monarquia britânica já foi alvo de várias contestações, mas mesmo assim a rainha continua a ser uma figura querida dos habitantes do Reino Unido.
A sua sucessão é falada já há bastante tempo, mas aos 89 anos a monarca parece ter energia para mais tempo de reinado. Carlos, o filho mais velho, é o natural sucessor, mas é o neto, William, o preferido do povo.
Texto: Mónica Menezes; Fotos: Reuters
Siga a Revista VIP no Instagram
TOP VIP
-
1Nacional
Cristiano Ronaldo
Desiludido com Georgina Rodríguez e tudo por causa dos filhos: “Tinha a obrigação…”
-
2Nacional
Marco Paulo
Eis o motivo para a família não herdar um cêntimo
-
3Nacional
Fernando Daniel
Volta a ser arrasado no The Voice Kids: “ Tamanha arrogância “
-
4Nacional
Marco Paulo
Afinal, irmãos e sobrinhos ainda podem conseguir ‘reclamar’ parte da fortuna: “Se assim for…”