Todos temos dias de festa especiais, com aniversários de familiares, de amigos e até das nossas revistas preferidas. Nestas alturas, é natural que se cometam alguns excessos, com muito açúcar, fritos, salgadinhos e álcool. Vamos passando o tempo a petiscar aqui e ali e quando damos conta, já ultrapassámos, em muito, a quantidade que devíamos comer.
Com os excessos alimentares e com o organismo a sentir-se algo intoxicado, depois da festa comece por fazer uma dieta de alguns dias de líquidos, sem passar fome, claro, mas preferindo apenas os purés de legumes, os iogurtes líquidos, sumos de fruta e chás, em quantidade suficiente para não sentir fome. Portanto, se quiser, coma dois pratos de sopa (sempre passada em puré) e beba dois copos de sumo.
O ideal é ir fazendo isto ao longo do dia, bebendo agora um iogurte, uma hora depois um sumo, depois um chá e mais uma hora para uma pequena taça de sopa em puré, bem passada.
O nosso corpo é uma máquina quase perfeita, que consegue limpar-se e desintoxicar-se sozinho, todos os dias. No entanto, as épocas de excessos fazem com que haja uma carga suplementar nos órgãos responsáveis por uma desintoxicação eficaz, como é o caso do fígado, rins e o aparelho digestivo.
Para ajudar o organismo a recuperar o seu equilíbrio, faça durante três dias uma dieta à base de sumos de fruta e líquidos. Depois, coma saudavelmente até à próxima festa, com legumes e vários vegetais crus e cozidos, cereais integrais e água abundante. Evite o café, substituindo-o por chá verde.
Depois da grande festa que também merecemos ter de vez em quando, parta para estes três dias de alimentos líquidos e vai ver que nota logo diferença.
Humberto Barbosa, Especialista em Nutrição e longevidade; Fundador da Clínica do Tempo
Siga a Revista VIP no Instagram
TOP VIP
-
1Nacional
Cristiano Ronaldo
Desiludido com Georgina Rodríguez e tudo por causa dos filhos: “Tinha a obrigação…”
-
2Nacional
Fernando Daniel
Volta a ser arrasado no The Voice Kids: “ Tamanha arrogância “
-
3Nacional
Marco Paulo
Eis o motivo para a família não herdar um cêntimo
-
4Nacional
Marco Paulo
Família ‘impedida’ de lutar por herança: “A menos que…”