Dez anos depois da “tempestade” veio a bonança. Martunis, de 17 anos, cumpre assim o sonho de viver em Portugal – país que o apadrinhou – e de ser jogador de futebol, como o seu ídolo, Cristiano Ronaldo. O Sporting assinou com o jovem indonésio, que vê assim os seus maiores desejos realizados.
Mas voltemos ao início desta emocionante história. Corria o dia 26 de dezembro de 2004 quando um terrível terramoto de 9,1 graus na escala de Richter atingiu as ilhas do oceano Índico, numa das mais violentas e mortais tragédias naturais de que há memória. Ao tremor de terra seguiu‑se um tsunami de ondas avassaladoras, que destruíram as zonas costeiras de 11 países asiáticos, entre os quais a Indonésia.
Duzentas e cinquenta mil pessoas perderam a vida neste desastre. Entre elas estavam as duas irmãs e a mãe de Martunis, então com sete anos. O menino esteve desaparecido durante 21 dias, até ser encontrado numa praia isolada de Banda Aceh, no norte da ilha indonésia de Samatra, desidratado, mal nutrido e terrivelmente assustado. Quando foi resgatado, tinha algo vestido que comoveu dez milhões de portugueses e que fez o nosso país apadrinhar aquela criança. Martunis tinha envergada uma camisola da Seleção Nacional com o número 10 e o nome de Rui Costa.
No entanto, o seu ídolo era Cristiano Ronaldo, que lhe alimentava o sonho de um dia se tornar português, de maneira a que pudesse representar a seleção das “quinas”. “Eu realmente quero jogar em Portugal e na seleção”, chegou a dizer.
A história deste jovem e a sua ligação emocional ao nosso país comoveu então a Federação Portuguesa de Futebol, que fez uma doação de 40 mil euros, que serviu para construir a casa onde Martunis viveu até aos dias de hoje, oferecendo‑lhe ainda uma viagem a Portugal em 2005. Na altura, a VIP esteve presente para registar o momento.
Ao longo destes dez anos que separam a última viagem de Martunis a Portugal, o jovem foi mantendo o contacto com CR7, que o ajudou e lhe enviou alguns presentes, tendo mesmo chegado a encontrar‑se algumas vezes com o jogador do Real Madrid.
Porém, foi o Sporting, clube que formou Ronaldo, que lhe deu a oportunidade de viver o seu sonho e ser formado na mesma academia onde cresceu o seu ídolo. “Sou do Sporting, o mesmo clube de Ronaldo”, revelou agora a um jornal desportivo. Foi a surpresa da II Gala Honoris Sporting, sendo apresentado como o novo reforço para a formação. Martunis discursou e agradeceu ao clube verde e branco. “Estou muito contente de estar no Sporting, que realizou o meu sonho. Agradeço muito a oportunidade. Viva o Sporting!”, disse, emocionado.
Bruno de Carvalho, presidente dos “leões”, explicou que terá como função principal fazer do jovem um homem. “O Martunis vai estar na Academia, vai trabalhar connosco, vai estar nos serviços do Sporting. Vamos trabalhar com ele também no seu desenvolvimento enquanto ser humano e homem”, explicou Bruno de Carvalho, acrescentando que “é ajudando alguns a concretizar sonhos e a terem uma vida digna que também honramos os desígnios do Sporting e o seu papel na sociedade”, disse o responsável máximo leonino.
O sobrevivente do tsunami provocou uma onda de solidariedade e levou o Sporting às bocas do Mundo, uma vez que vários jornais internacionais noticiaram a história de esperança de uma criança que escapou incrivelmente à morte e que tem agora hipótese de almejar uma vida melhor para si e para o seu pai.
Texto: Tiago Miguel Simões; Fotos: Impala e DR
Siga a Revista VIP no Instagram
TOP VIP
-
1Nacional
Cristiano Ronaldo
Desiludido com Georgina Rodríguez e tudo por causa dos filhos: “Tinha a obrigação…”
-
2Nacional
Fernando Daniel
Volta a ser arrasado no The Voice Kids: “ Tamanha arrogância “
-
3Nacional
Marco Paulo
Eis o motivo para a família não herdar um cêntimo
-
4Nacional
Marco Paulo
Família ‘impedida’ de lutar por herança: “A menos que…”