Depois de um ano complicado, como assumiu publicamente, com a morte de vários amigos e as “guerras” internas na redação da TVI, José Alberto Carvalho parece ter encontrado uma nova serenidade. O jornalista está apaixonado. Este é, pelo menos, o relato de várias fontes, que garantem à VIP que José Alberto Carvalho vive um discreto romance. Discreto, mas uma autêntica surpresa! É que a eleita do seu coração é Adelaide Ginga, a mulher com quem Emídio Rangel viveu desde 2006 até 2013. José Alberto Carvalho era muito amigo do antigo diretor da SIC, que morreu a 13 de agosto do ano passado. Adelaide Ginga e o jornalista já tinham, por isso, uma relação próxima. E agora vivem uma nova felicidade.
Momentos difíceis
Os dois passaram por momentos muito complicados durante o ano passado. Se, por um lado, Adelaide Ginga viu partir o homem com quem viveu durante sete anos, vítima de um cancro na bexiga, por outro lado, José Alberto Carvalho também sentiu muito a perda do amigo. Recorde-se que, durante o funeral de Emídio Rangel, o jornalista, muito emocionado, fez um rasgado elogio fúnebre. “Ele era a minha vida. (…) Nós vamos levar-te connosco, meu irmão, meu amigo, meu pai, minha fonte de inspiração”, disse, entre lágrimas. Isto foi em agosto de 2014. Um mês depois, José Alberto Carvalho e Adelaide Ginga voltaram a encontrar-se publicamente. Tudo aconteceu no casamento de Nady Ferreira com Miguel Ribeiro.
Reencontro público
A apresentadora de TV Angola e o empresário do ramo imobiliário casaram-se em Lisboa, a 29 de setembro. Na cerimónia, que decorreu na Estufa Fria, José Alberto Carvalho e Adelaide Ginga partilharam a mesma mesa, ao lado de Alberta Marques Fernandes e José Fragoso. E terá sido aí que a amizade entre os dois começou a assumir outros contornos. A verdade é que ambos mostraram-se cúmplices, apesar de estarem a viver dias difíceis. Ao luto de Rangel, José Alberto Carvalho somava ainda a perda de Manuel Forjaz e o desaparecimento de André Bessa, o filho da amiga Judite Sousa, o que o obrigou a um trabalho extra na TVI. Porém, esta fase particularmente difícil na vida de ambos poderá ter estado na origem da aproximação do casal.
Família já sabe
A VIP sabe que José Alberto e Adelaide estão a viver um romance, que ainda preferem manter resguardado. E poucos serão aqueles que já estão a par do que se passa. Na verdade, José Alberto Carvalho já terá dado alguns passos para que, aos poucos, a família de ambos comece a aceitar o romance. Devido à grande amizade que tinha com Rangel, o jornalista já terá confessado à filha do amigo os seus sentimentos por Adelaide. De acordo com uma fonte próxima do casal, José Alberto Carvalho quis explicar a situação a Ana Rangel. “Ele fez questão de que a filha do amigo não soubesse da história por terceiros”, garantiu. Por sua vez, também Adelaide Ginga “já terá contado a história à filha mais velha, que foi praticamente educada pelo Emídio”, revela a mesma fonte, que prefere manter o anonimato. E acrescenta: “Os filhos de José Alberto Carvalho também já foram informados pelo pai de que namora com Adelaide Ginga.”
Carreiras de sucesso
Depois de trabalhar na RTP e ser convidado por Emídio Rangel para a SIC, José Alberto Carvalho tornou-se um dos rostos mais conhecidos da TV. Antes de assumir o cargo de diretor de Informação da TVI, ainda voltou a trabalhar na estação pública ao lado de Judite Sousa, a quem lançou o repto de trocar a RTP pela estação de Queluz. É pai de quatro filhos, dois do primeiro casamento, com Sofia Pinto Coelho, e outros dois com Marta Atalaya, ambas jornalistas. Depois, viveu uma discreta relação com a atriz Sofia Grillo e, até agora, não lhe era conhecido outro relacionamento.
Por seu turno, Adelaide Ginga, mãe de dois filhos, é curadora do Museu Nacional de Arte Contemporânea, licenciada em História de Arte e mestre em História Contemporânea, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova Lisboa.
O que Adelaide Ginga gosta nos homens
Num artigo do jornal Público, datado de 31 de maio de 2009, a jornalista Ana Sousa Dias traça um perfil, a partir de uma conversa com a curadora. Nesse texto pode ler-se: “Na versão tradicional, gosto de um homem cavalheiro, bem-educado, delicado, cuidadoso. Gosto do mimo que é fruto da sensibilidade, da capacidade de estar atento às pequenas coisas, mas também dos pequenos gestos.
No capítulo de partilhar a vida, é fundamental que seja inteligente e culto. Com quem possa conversar e discutir sobre. Que tenha uma personalidade forte, mas aceite uma opinião diferente e saiba reconhecer os erros. Que tenha honestidade intelectual.
Atrai-me um homem com espírito de aventura e com gosto pela cultura. Que goste de viajar, conhecer novas coisas, andar horas a pé, aguentar numa fila para ver uma exposição, que se emocione a ver uma obra de arte ou um espetáculo. Experimentar, aceitar novos desafios, é palavra de ordem. Não suportaria alguém que goste de ir sempre aos mesmos sítios, que seja formatado nos gostos e picuinhas na forma. E aí é determinante a simpatia, a humildade perante outras culturas, a humanidade e a capacidade de ajudar os outros quando é ocasião. Detesto a arrogância, o snobismo, o egoísmo e o convencimento de superioridade perante a diferença.
Não gosto do homem engravatado, formatado. A única coisa interessante da gravata é tirá-la e desabotoar a camisa para ver o pescoço, uma das partes mais interessantes do homem. Pescoço e mãos… são reveladores […]. Os homens são indispensáveis à vida! Sem eles, o Mundo não tinha graça nenhuma.”
Elegância reconhecida
A par da sua carreira de sucesso, José Alberto Carvalho é considerado um dos mais elegantes jornalistas da televisão portuguesa. Em 2012, a VIP atribuiu-lhe o o título de Elegante do ano. Tentámos entrar em contacto com Adelaide Ginga e José Alberto Carvalho, mas até ao fecho da edição não foi possível obter uma reação.
Fotos: Impala
Siga a Revista VIP no Instagram
TOP VIP
-
1Nacional
Cristiano Ronaldo
Desiludido com Georgina Rodríguez e tudo por causa dos filhos: “Tinha a obrigação…”
-
2Nacional
Fernando Daniel
Volta a ser arrasado no The Voice Kids: “ Tamanha arrogância “
-
3Nacional
Marco Paulo
Eis o motivo para a família não herdar um cêntimo
-
4Nacional
Marco Paulo
Família ‘impedida’ de lutar por herança: “A menos que…”