“Acho que existem supermulheres, onde eu, com toda a modéstia, estou incluída”, disse Catarina Furtado à entrevista que deu à revista Máxima, e que serviu de mote para a festa de homenagem pelo trabalho que desenvolve há 15 anos enquanto Embaixadora da Boa Vontade das Nações Unidas para a População. Na verdade, o evento, que aconteceu no Hotel Ritz, em Lisboa, a 20 de dezembro, tinha como objetivo a apresentação da capa da edição de janeiro daquela publicação, que tem como mote 2015: O Ano para Mudar o Mundo e esteve a cargo da apresentadora da RTP1. Mas foi muito mais do que isso: foi a reunião de vários amigos e família, num elogio à atividade humanitária da presidente da Associação Corações com Coroa.
“Foi ontem o lançamento, com um exclusivo que me deixou muito feliz e orgulhosa: fotografámos no emblemático edifício da ONU, em Nova Iorque, para assinalar os 15 anos da minha missão enquanto Embaixadora de Boa Vontade do UNFPA. Obrigada a todos os meios de Comunicação Social que vieram fazer a cobertura jornalística de uma tarde dedicada aos direitos humanos, à igualdade de género e oportunidades, à saúde materna, sexual e reprodutiva, aos jovens e à justiça social”, escreveu a apresentadora de Masterchef, da RTP, na sua página oficial de Facebook. E continuou: “Tudo o que temos vindo a fazer para mudar o mundo é ainda pouco para o que é preciso mudar. Basta que exista um único exemplo de violação de direitos humanos no ponto mais recôndito do nosso planeta para que se justifique movimentar montanhas e colocar o tema debaixo dos holofotes do Mundo. Mas a verdade é que, infelizmente, assistimos todos os dias a atentados gritantes à saúde e dignidade humanas. Este mês escalámos mais um degrau ao darmos protagonismo às pessoas e aos seus direitos”, escreveu, adiantando que irá “sempre dar a cara pela mudança, mesmo que implique batalhas pacíficas. Este mês a capa da revista Máxima é sobre a mudança. Sobre o debate pela igualdade de género, sobre os casamentos forçados, saúde materna, sexual e reprodutiva, a educação e o papel da cooperação portuguesa. É sobre todas as pessoas que fazem o nosso Mundo”.
E como um mundo justo nasce do poder da informação, Catarina Furtado faz um apelo: “Não deixem de se informar. Não deixem, sobretudo, de querer fazer parte da mudança. Ajudem-me com as vossas reflexões para que eu possa agir melhor”. Sofia Cerveira é uma das pessoas com o apoio da qual Catarina Furtado já conta nesta causa. “Parabéns, querida Cat, pelo empenho notável em prol dos direitos humanos. És uma inspiração! Contas com a minha cumplicidade”, escreveu a atriz da novela Mar Salgado, da SIC.
A festa contou com a atuação da cantora Maria Ana Bobone.
Texto: Sónia Salgueiro Silva; Fotos: Isabel Oliveira
Siga a Revista VIP no Instagram
TOP VIP
-
1Nacional
Cristiano Ronaldo
Desiludido com Georgina Rodríguez e tudo por causa dos filhos: “Tinha a obrigação…”
-
2Nacional
Fernando Daniel
Volta a ser arrasado no The Voice Kids: “ Tamanha arrogância “
-
3Nacional
Marco Paulo
Eis o motivo para a família não herdar um cêntimo
-
4Nacional
Marco Paulo
Família ‘impedida’ de lutar por herança: “A menos que…”