D. Duarte Pio de Bragança considerou ontem que a decisão de Juan Carlos em abdicar do trono se deveu a problemas de saúde.
“Basta ver as fotografias dele, os problemas de saúde, a dificuldade em deslocar-se”, afirmou o pretendente ao trono português, em declarações à Lusa.
O Duque de Bragança deu ainda os exemplos do rei da Bélgica, a rainha da Holanda e o próprio Papa, que também abdicaram quando as condições de saúde já não lhes permitiam cumprir as suas missões.
Relativamente à monarquia, D. Duarte acredita que esta permite que a transição da chefia de Estado seja feita de uma maneira tranquila e sem lutas políticas.
“Juan Carlos evitou os conflitos que, por exemplo, tivemos em Portugal na transição para a democracia – que foi extremamente violenta, com grande destruição da economia, com milhares de mortos nos países que são hoje da CPLP, verdadeiros genocídios com a independência", referiu.
Finalmente, em relação ao herdeiro, Duarte Pio de Bragança considera que o príncipe Felipe tem melhores condições para exercer a liderança, já que “teve uma preparação técnica e profissional para a sua missão [que foi] notável e tem um relacionamento pessoal com as elites políticas, culturais e militares espanholas que certamente o ajudarão na sua missão”.
Foto: Impala
Siga a Revista VIP no Instagram
TOP VIP
-
1Nacional
Cristiano Ronaldo
Desiludido com Georgina Rodríguez e tudo por causa dos filhos: “Tinha a obrigação…”
-
2Nacional
Marco Paulo
Eis o motivo para a família não herdar um cêntimo
-
3Nacional
Fernando Daniel
Volta a ser arrasado no The Voice Kids: “ Tamanha arrogância “
-
4Nacional
Marco Paulo
Afinal, irmãos e sobrinhos ainda podem conseguir ‘reclamar’ parte da fortuna: “Se assim for…”