Numa declaração pública feita através da rádio e televisão, o rei Juan Carlos revelou os motivos que o levaram a abdicar do trono espanhol. O monarca explica que tomou a decisão no início do ano e afirma que é tempo de passar o trono para a “nova geração”.
“Herdei do meu pai, o conde de Barcelona, o legado histórico do reino de Espanha. Ao longo destes 39 anos sofri com os espanhóis nos momentos de dor. Sinto um futuro carregado de esperança. Espanha é uma grande nação. Há um impulso de renovação na força de um novo futuro com uma nova geração que reclama protagonismo. É importante passar para uma geração mais jovem”, declarou, acrescentando: “A minha única ambição como rei foi sempre e será o bem estar e o progresso dos espanhóis. Quero o melhor para Espanha”.
Juan Carlos faz depois grandes elogios ao filho herdeiro, o príncipe das Astúrias. “O meu filho Felipe encarna a estabilidade do futuro. Decidi abdicar quando em janeiro fiz 76 anos. O príncipe das Astúrias está preparado para uma nova etapa de esperança e contará com o apoio da princesa Letizia”.
Antes de terminar o discurso, o marido da rainha Sofia agradeceu aos espanhóis e à mulher. “Desejo expressar a minha gratidão ao povo espanhol e a todos os que me ajudaram durante o meu reinado e por fim quero expressar a minha gratidão a rainha”.
Texto: Ricardina Batista; Foto: Reuters
Siga a Revista VIP no Instagram
TOP VIP
-
1Nacional
Cristiano Ronaldo
Desiludido com Georgina Rodríguez e tudo por causa dos filhos: “Tinha a obrigação…”
-
2Nacional
Marco Paulo
Eis o motivo para a família não herdar um cêntimo
-
3Nacional
Fernando Daniel
Volta a ser arrasado no The Voice Kids: “ Tamanha arrogância “
-
4Nacional
Marco Paulo
Afinal, irmãos e sobrinhos ainda podem conseguir ‘reclamar’ parte da fortuna: “Se assim for…”