"O Big Show está no ar, é nele que eu vou me ligar." A letra da música que todos os portugueses cantavam no ano de 1995 está de novo na boca de toda a gente. O motivo? João Baião regressou à SIC, sete anos depois de ter saído da estação de Carnaxide. Um regresso oficializado ao fim de "um namoro" de seis meses.
"Foram muitas noites sem dormir, muitas ânsias e nervosismo. Quando se está bem, em paz, é difícil a mudança. Havia uma vontade entranhada em mim e quando recebi este convite, senti um apelo de mudar, de arejar. Fechava os olhos, pensava na SIC e tinha uma boa sensação. É muito difícil dizer o que me fez aceitar este convite", conta o apresentador, para de imediato ressalvar que não foram questões monetárias a pesar nesta decisão, nem tão-pouco o facto de sentir-se acomodado: "Tenho 50 anos, ainda não tenho esse perfil de me acomodar."
Da estação pública, Baião traz uma enorme bagagem e não esconde que o melhor que lhe aconteceu por lá foi ter conhecido Tânia Ribas de Oliveira. "Encontrarmos alguém que instintivamente se cola à nossa maneira de ser profissional, encontramos essa parceria e essa cumplicidade, e depois sentimo-nos tão bem que não queremos mudar. Temos uma relação pessoal muito forte e essa não acaba. Custou-me dizer à Tânia a minha decisão. Ela foi o elo, o peso que me levou a demorar mais tempo a decidir", revela.
Foi também pela amiga que João Baião ponderou recusar o convite da SIC. "Foi um processo muito difícil, que a Tânia acompanhou. Ela é uma pessoa muito inteligente e muito ligada a mim e teve sempre o cuidado, a delicadeza e a sensibilidade de se manter à parte. Houve só um período, quando percebeu que eu estava mais indeciso, que me disse: ‘Aqui estás bem, aqui estamos bem, estamos felizes e vamos ter a oportunidade de fazer muitas coisas juntos.’ Por ela, pensei desistir", afirma. E continua: "Voltei a ter dúvidas quando anunciei à minha mãe a minha decisão. Ela disse-me logo: ‘Vais deixar a Tânia?!’"
João Baião ouviu o coração, aceitou o convite da SIC e já está no ativo. Para começar, uma coisa é certa: vem aí muito trabalho! "Não me assusta, sempre tive muito trabalho, felizmente", atira, remetendo- se de seguida para a energia inata que tem. No terceiro canal da grelha, Baião vai atuar em várias frentes. Não só vai continuar a apresentar programas de entretenimento, como também vai ter a possibilidade de entrar noutros registos.
Para já, é certo que as noite de sábado serão passadas no programa Sabadabadão, ao lado de Júlia Pinheiro. Aos domingos, Baião vai dar o ar da sua graça no programa Portugal em Festa, onde estão prometidos os seus tão conhecidos pulos e a sua animação. Lá mais para a frente, depois do verão, tudo indica que as tardes da SIC serão dele, com um novo programa.
A par disto, João Baião vai fazer outra coisa que lhe enche a alma: representar. Terá uma personagem na próxima novela. "Sinto-me um sortudo. Mas não sinto, nem posso sequer sentir, que estou aqui a tirar o trabalho a alguém", remata, num gesto sério, para de imediato finalizar com a tão famosa frase que em tempos dizia no seu antigo programa de sábado à noite: "Vão lá fazer um xixizinho."
Texto: Micaela Neves; Fotos: Zito Colaço
Siga a Revista VIP no Instagram
TOP VIP
-
1Nacional
Cristiano Ronaldo
Desiludido com Georgina Rodríguez e tudo por causa dos filhos: “Tinha a obrigação…”
-
2Nacional
Marco Paulo
Eis o motivo para a família não herdar um cêntimo
-
3Nacional
Fernando Daniel
Volta a ser arrasado no The Voice Kids: “ Tamanha arrogância “
-
4Nacional
Marco Paulo
Afinal, irmãos e sobrinhos ainda podem conseguir ‘reclamar’ parte da fortuna: “Se assim for…”