Regressou há pouco tempo da Venezuela, onde fez a cobertura jornalística da situação que o país atravessa. Como enviado especial da RTP, já esteve em muitos outros cenários difíceis, como a Jordânia, o Kuwait ou o Iraque.
Apaixonado pela profissão, é na família que, aos 39 anos, Hélder Silva encontra refúgio, percorrendo diariamente os 60 quilómetros que separam Vizela, onde mora, e os estúdios da RTP, no Porto. Há 11 anos que se apaixonou pela economista Maria Lima, de 28 anos, com quem vive e de quem tem duas filhas: Maria Clara, com quase três anos, e Sofia, com sete meses. Em exclusivo para a VIP, o jornalista apresentou, pela primeira vez, a família e falou abertamente tanto da vida privada como do sucesso profissional.
VIP – Começou como repórter e hoje conta já com 16 anos de jornalismo. Como explica o sucesso da sua carreira?
Hélder Silva – Não sei se é uma carreira de sucesso. Mas sei que tenho dado o melhor de mim. Tento ser perfeccionista naquilo que faço. Nunca estou satisfeito. E isso reflete-se no meu trabalho. Sou muito exigente comigo e com os outros.
Mas é fácil construir uma carreira como a sua, no Porto?
HS – O que vou dizer não retira mérito aos meus colegas que construíram a sua carreira em Lisboa. Se são bons, são bons e ponto final. Mas a verdade é que um jornalista no Porto tem de fazer três vezes mais e melhor do que o seu par em Lisboa, para ver o seu trabalho reconhecido. E isto não é só na RTP. É na RTP, na SIC, na TVI e nos órgãos de comunicação social em geral.
Leia toda a entrevista na VIP nº874
Siga a Revista VIP no Instagram
TOP VIP
-
1Nacional
Cristiano Ronaldo
Desiludido com Georgina Rodríguez e tudo por causa dos filhos: “Tinha a obrigação…”
-
2Nacional
Fernando Daniel
Volta a ser arrasado no The Voice Kids: “ Tamanha arrogância “
-
3Nacional
Marco Paulo
Eis o motivo para a família não herdar um cêntimo
-
4Nacional
Marco Paulo
Família ‘impedida’ de lutar por herança: “A menos que…”