Vila Viçosa
Um museu a céu aberto

Famosos

Vila Viçosa era um dos refúgios
preferidos da família real portuguesa

Qui, 27/03/2014 - 0:00

Vila Viçosa é uma daquelas pequeninas e charmosas vilas situadas no distrito de Évora que conservam importantes heranças do Alentejo. É um dos mais monumentais locais de Por tugal com ícones da arquitetura, destacando-se o Palácio Ducal e Real, o castelo, museus, palácios, igrejas e conventos. A história da vila está refletida nos vestígios arqueológicos.

Ocupada por Romanos e depois por Muçulmanos, foi a estes últimos que os portugueses pelos cavaleiros de Avis conquistaram a vila em 1217, durante o reinado de D. Sancho II. O auge de Vila Viçosa é vivido, no entanto, durante o domínio Filipino, quando a coroa de Portugal passa para Espanha.

Vila Viçosa era então sede da maior corte ducal de toda a Península Ibérica, fazendo parte do Ducado de Bragança desde 1461. Durante os séculos XVI e XVII , brilhou a Vila Viçosa ducal em todo o seu apogeu, de que ainda hoje são os seus monumentos e riqueza patrimonial sublime testemunho.

O Palácio Ducal é máximo exemplar desse período. Os 110 metros de comprimento fazem desta magnífica construção real um exemplar único na arquitetura civil portuguesa. Vila Viçosa é uma herança extraordinária que resulta de circunstâncias históricas excecionais relativas a momentos altos da História de Portugal e é o ponto de partida ideal para a descoberta de roteiros turísticos que desvendam lugares emblemáticos do Alentejo.

Localidade especial, longe de tudo, com boa gastronomia onde poderá relaxar usufruindo de cenários naturais, que permitem aos seus visitantes viver experiências rurais únicas e entusiasmantes. As planícies a perder de vista e os vestígios deixados pelos diversos povos e culturas que ao longo dos séculos passaram por Vila Viçosa transformaram-na num lugar ímpar. A visitar!

Texto: Nuno Manuel Dias; Fotos: Impala e Câmara Municipal de Vila Viçosa

Siga a Revista VIP no Instagram