A presença da infanta Cristina de Espanha foi a principal surpresa nas comemorações do 50.º aniversário da morte do pai da rainha Sofia, o rei Pablo da Grécia. A infanta não era vista junto da família real espanhola antes mesmo de ter prestado declarações em tribunal no âmbito do mediático processo Nóos.
A filha dos reis de Espanha mora atualmente em Genebra, na Suíça, mas fez questão de estar presente neste momento importante para a família. Afinal, as duas famílias reais estão ligadas graças à rainha Sofia, que é princesa da Grécia de nascimento.
É por esta razão que os filhos dos reis de Espanha têm como apelidos Borbón y Grécia. Com a morte de Pablo I, foi o irmão de Sofia de Espanha, Constantino II da Grécia, quem ascendeu ao trono, tendo reinado até 1973, ano em que foi abolida a monarquia no país.
Apesar de atualmente ser uma casa real sem trono, toda a família preserva os títulos reais. Nesta cerimónia esteve também presente a princesa Irene, irmã mais nova da rainha Sofia, que vive no Palácio da Zarzuela. Até à Grécia viajaram, igualmente, os príncipes das Astúrias, Felipe e Letizia, e a infanta Elena.
Esta foi, por isso, uma visita especial, pois a rainha reuniu no mesmo evento público Cristina e os futuros reis de Espanha, que se têm mantido distanciados da infanta para salvar a imagem da monarquia. Porém, desta vez, estiveram todos juntos.
Apenas faltou o rei Juan Carlos, que ficou em Madrid a trabalhar. Sofia era a imagem de uma mulher emocionada por voltar à sua pátria de nascimento. A seu lado estavam também a rainha Ana Maria da Grécia e os seus cinco filhos, os príncipes Alexia, Pablo (que fez-se acompanhar pela mulher, Marie Chantal), Nicolás (e mulher, a princesa Tatiana), Theodora e Filippos.
A cerimónia decorreu no Palácio de Tatoi. A propriedade tem um cemitério e é ali que estão enterrados os pais da rainha Sofia: Pablo e a rainha Frederica , que morreu em 1981. Foi para homenagear a memória do rei Pablo, que morreu de cancro em 1964, que as duas famílias se reuniram.
Com uma cerimónia ortodoxa e todos vestidos de preto em sinal de luto, a família mostrou-se cabisbaixa, em particular o rei Constantino e a irmã, que esteve sempre com um semblante muito sério. Cada membro da família fez uma oferenda floral em memória de Pablo I.
O Palácio de Tatoi, antiga residência de verão da família real grega, a 15 quilómetros de Atenas, é propriedade do Estado desde 2003. De acordo com a agência Efe, a entidade Europa Nostra pretende avançar com um plano de restauro da propriedade.
O objetivo é transformar o palácio num museu histórico. Foi com emoção que a rainha Sofia voltou ao palácio que já foi sua casa.
Texto: Helena Magna Costa; Fotos: Atlântico Press
Siga a Revista VIP no Instagram
TOP VIP
-
1Nacional
Cristiano Ronaldo
Desiludido com Georgina Rodríguez e tudo por causa dos filhos: “Tinha a obrigação…”
-
2Nacional
Marco Paulo
Eis o motivo para a família não herdar um cêntimo
-
3Nacional
Fernando Daniel
Volta a ser arrasado no The Voice Kids: “ Tamanha arrogância “
-
4Nacional
Marco Paulo
Afinal, irmãos e sobrinhos ainda podem conseguir ‘reclamar’ parte da fortuna: “Se assim for…”