Fundada em meados do século XIX, Kuala Lumpur – ou KL como é conhecida pelos moradores e visitantes – é a capital e uma das principais atrações da Malásia. A cidade nunca teve um estilo coerente e, nos últimos 30 anos, sofreu uma mudança radical, que a tornou num local de contrastes extremos.
Mas é exatamente a diversidade que faz de KL um lugar especial: arranha-céus imponentes a olharem para baixo, lado a lado com casas de madeira construídas sobre palafitas; hotéis de luxo erguidos perto de mercados tradicionais e que se misturam entre mesquitas e templos budistas; a diversidade étnica e cultural dos malaios, chineses e indianos, que se faz sentir por toda a parte, e uma floresta milenar dentro dos limites da cidade, tudo motivos mais do que suficientes para que a cidade seja considerada ímpar.
As Petronas Tower são o símbolo da capital da Malásia e o principal cartão-de-visita da urbe. Elas são as maiores torres gémeas do Mundo. As torres, de 88 andares cada uma, estão unidas por uma ponte flexível nos 41.º e 42.º andares e são descritas por muitos como pilares cósmicos em espiral sem fim, rumo ao céu. As Petronas refletem uma mistura única de religião e de prosperidade económica.
Porém, Kuala Lumpur é um lugar sociável e seguro, que dispõe de várias opções de lazer. Lugares como o núcleo colonial em torno de Merdeka Square, onde se pode ver o Royal Selangor Club, o Museu Nacional de História e a impressionante arquitetura árabe do sultão Abdul Samad Building são disso exemplo.
Os enclaves adjacentes de Chinatown e Little India, os restaurantes, as lojas e a vida noturna no chamado Triângulo Dourado – distrito comercial central, localizado entre prestigiosos endereços de negócios e atrações turísticas-chave – são outros locais a visitar.
Os mercados tradicionais, como os de peixe, ou os bazares de venda de roupa e acessórios baratos, ou as bancas que vendem alimentos cozinhados de todas as formas completam o cenário exótico que se pode desfrutar ao caminhar pelas ruas. Kuala Lumpur é fascinante durante o dia e mágica à noite, com o espetáculo de luzes proporcionado, essencialmente, pelas construções incríveis e megalómanas.
Texto: Nuno Manuel Dias; Fotos: Thinkstock
Siga a Revista VIP no Instagram
TOP VIP
-
1Nacional
Cristiano Ronaldo
Desiludido com Georgina Rodríguez e tudo por causa dos filhos: “Tinha a obrigação…”
-
2Nacional
Marco Paulo
Eis o motivo para a família não herdar um cêntimo
-
3Nacional
Fernando Daniel
Volta a ser arrasado no The Voice Kids: “ Tamanha arrogância “
-
4Nacional
Marco Paulo
Afinal, irmãos e sobrinhos ainda podem conseguir ‘reclamar’ parte da fortuna: “Se assim for…”