Cláudio Ramos
Protege o irmão

Famosos

Comentador, que chorou com a vitória
de Luís, tem sido o seu apoio fora da Casa

Sex, 10/01/2014 - 0:00

Luís Nascimento foi o primeiro concorrente a revelar o seu segredo na mais recente edição de Casa dos Segredos. Na noite de estreia do reality show, Teresa Guilherme chamou o jovem oriundo de Elvas, de 24 anos, ao confessionário para que este revelasse aos portugueses ser irmão de uma figura pública.

“Sou irmão do Cláudio Ramos”, disse, acrescentando que o comentador, que já tinha feito parte de uma edição de Big Brother VIP, não estava a par da sua participação no programa. “Senti orgulho de o ver e espero que tenha orgulho em me ver”, desejou.

Passaram três meses e Luís foi o grande vencedor do reality show, arrecadando os 30 mil euros do prémio final e ainda mais 5185 euros que trazia acumulados da casa mais vigiada do País. Lágrimas e orgulho no irmão A este prémio junta-se outro, igualmente valioso, que é o orgulho de Cláudio Ramos, que não viu o final do programa porque estava em Itália, onde passou a passagem de ano.

“Falei logo com ele. Ligou-me imediatamente”, começa por dizer Cláudio Ramos, de 40 anos, em exclusivo à VIP. “Ele estava muito preocupado com a minha reação. Disse-lhe que estava satisfeito com ele. Chorei porque sei que ele estava feliz e porque merecia este presente da vida”, acrescenta.

A partir desse momento, o comentador do programa de Júlia Pinheiro, nas manhãs da SIC, não descansou enquanto não abraçou o irmão. “Sei que precisa de me sentir perto para ficar mais confiante. Estou muito feliz por ele e por ver refletida nele a educação que lhe demos. É muito bom”, refere com orgulho.

Luís apoia-se em Cláudio
Desde o reencontro que Cláudio Ramos tem sido o refúgio e o grande apoio de Luís. “O Cláudio não é apenas um irmão. É um grande amigo que me puxa as orelhas sempre que é preciso”, diz o jovem, em exclusivo à VIP, referindo que pensou muitas vezes no irmão durante o programa.

“Pensava muitas vezes no que ele estaria a pensar, lembrava-me dele e de todos os outros e preocupava-me ter entrado com o segredo dele sem o ter consultado”, diz. Porém, Luís não viu no irmão uma motivação ou inspiração para o reality show.

 “A força que tive dentro da Casa fui buscá-la a mim e à minha mãe, a pessoa de quem tive mais saudades”, revela. E o irmão reforça esta ideia. “Não acredito que seja uma inspiração. Acredito nos valores que a nossa família recebeu. Acho que é isso que nos move. Não me sinto uma inspiração para ninguém, se bem que ache que ele precisa de dar um toque no visual”, graceja. Contudo, Luís não esconde a importância do irmão nesta fase da sua vida.

“Não vejo o meu irmão como uma figura pública. Nunca vi! Vejo-o como um irmão, mas claro que, nesta altura, estar ao lado de alguém que conhece o meio ajuda-me a perceber como tudo funciona”, conta. Apesar disso, são simples os conselhos que Cláudio dá ao irmão.

“Que se divirta e que nunca tire os pés do chão. Estou cá para o orientar e apoiar, mas, como sempre aconteceu, ele fará o que decidir e entender. Também não gosto que deem palpites sobre a minha vida”, diz. Irmãos sempre se deram bem Ao longo dos últimos três meses, Cláudio Ramos adotou uma postura reservada em relação ao irmão, sobre quem pouco falou.

O comentador explica porquê. “O meu irmão entrou com o peso do apelido. Não seria fácil para ele, lá dentro, nem para a minha família, cá fora. Foi uma decisão de todos e uma postura decidida com os meus irmãos e com a minha mãe. Seríamos um alvo fácil”, esclarece. Talvez devido a esta postura, chegaram a surgir notícias de que os irmãos não teriam o melhor dos relacionamentos. Cláudio desmente tudo. “Tenho uma relação próxima e cúmplice com todos os meus irmãos.

O Luís, sendo o mais novo, é o mais acompanhado de todos. Essas notícias não fazem qualquer sentido. Estamos juntos todas as semanas e ele, quando está em Lisboa, está comigo. Acredito que muitas pessoas não compreendam porque fiquei em silêncio. Mas, como disse, foi uma opção nossa. Nunca estive um dia sem falar com o meu irmão”, garante.

Além da vitória, as primeiras horas do ano ficaram marcadas pelo reencontro de Luís com a sobrinha Leonor, de nove anos, filha de Cláudio Ramos, que invadiu o palco para abraçar o tio. “Adorei. Foi inesperado, não imaginava e estava cheio de saudades dela e dos meus outros sobrinhos. Mais do que tio e sobrinha, somos quase irmãos. Ela deve ser a minha fã número um”, brinca Luís.

“Nunca me passou pela cabeça que a Leonor, sem ser chamada, e tímida como é, se lembrasse de atravessar um palco para abraçar o tio. Até chorei com o abraço sincero”, acrescenta Cláudio, que partilhou o vídeo deste momento nas redes sociais.

Regresso às origens
Quanto ao futuro, Luís garante que passa pelo Alentejo. “É a minha casa e estou apenas a duas horas de distância de Lisboa. Não impede nenhum trabalho e não será um programa de televisão que me irá desenraizar da minha terra, da minha família e das minhas gentes”, garante. Opinião com a qual Cláudio concorda. “Nem eu gosto de cá viver. Prefiro vê-lo no Alentejo, como eu, estando em Lisboa apenas para trabalhar”, diz. Luís, que promete guardar o dinheiro por ser “poupado como o irmão”, fala ainda sobre o seu futuro profissional.

“Neste momento, quero viver o que me está a acontecer. Estou aberto a propostas que me ajudem a crescer. O meu sonho não é ser famoso, mas trabalhar, de preferência naquilo que gosto”, conta. “O meu irmão tem a cabeça no lugar. Sabe exatamente o que é um programa destes e o tempo que dura. Ele que viva o momento e desfrute. Honestamente, acho que o melhor seria aproveitar bem estes tempos e o dinheiro que lhe dá, orientar-se e continuar com a vida sã e feliz que tinha antes do programa”, defende Cláudio.

Luís, que dedica a vitória a si mesmo, revela aquilo que acredita ter sido a sua vantagem para ganhar e conquistar os portugueses. “Acho que o segredo foi ser igual ao que sou cá fora”, refere, destacando a sua “autenticidade e poder de encaixe”.

Por fim, Luís agradece o apoio de todas as pessoas que gostam dele e diz-se solteiro. “Estou a viver o meu momento e o tempo vai pôr as coisas no lugar”, conta, acrescentando ainda que pretende falar com Leninha, a namorada que tinha antes de entrar no programa e cuja relação terminou por carta durante a sua participação no reality show. “Temos coisas para falar, pelo respeito que merece a nossa relação”, conclui.

Texto: Bruno Seruca; Fotos: Impala

Siga a Revista VIP no Instagram