Alexandra Lencastre E Leonor Poeiras
O segredo das apresentadoras

Famosos

Dupla de apresentadoras de Casa dos Segredos faz revelações à VIP

Sex, 22/11/2013 - 0:00

A par de Teresa Guilherme, Alexandra Lencastre e Leonor Poeiras são os rostos maiores de Casa dos Segredos, o reality show da TVI. A atriz, de 48 anos, tem a seu cargo os diários do programa, que vão para o ar durante a semana, antes do Jornal das 8. Por sua vez, a apresentadora, de 33 anos, dá a cara no Extra, que é emitido nas noites de segunda a sexta-feira e que marca também o seu regresso à televisão, depois de oito meses de ausência.

Como tal, ao longo das últimas semanas, a dupla tem vivido, de forma intensa, as peripécias e aventuras dos concorrentes que tentam esconder os seus segredos, ao mesmo tempo que procuram adivinhar os dos restantes participantes. Em comum com o grupo que está fechado na casa mais vigiada do País, Alexandra Lencastre e Leonor Poeiras têm também alguns segredos, que agora partilham com a VIP. Por exemplo, a atriz (e também apresentadora) confessa que nem sequer teve muito tempo para pensar neste projeto e numa eventual recusa.

“Decidi rapidamente e, também rapidamente, fiquei entusiasmada. Gosto de desafios diferentes e, ao longo destes 14 anos, tenho tido a confiança da TVI em programas diferenciados”, começa por dizer. Mas as confissões não se ficam por aqui. Apesar da tarimba em televisão, Alexandra assume que ainda fica nervosa com um direto e que tem algumas hesitações.

“Claro que tenho. Há sempre pessoas que estão a favor e outras que não. É assim em todos os projetos. O que é salutar é ouvir as pessoas, fazer uma triagem e decidir em consciência aquilo que é melhor fazer. Tenho toda a confiança nas pessoas que tomaram esta decisão e que confiaram nas minhas capacidades”, conta. Se fosse concorrente, a atriz poderia ainda ter como segredo não ter saudades de fazer telenovelas.

“Neste momento, estou apaixonada pelo que estou a fazer. Estou muito dedicada e estou a viver intensamente esta experiência. Em todo o caso, terminei a última novela no dia 2 de agosto. Não foi assim há tanto tempo e foram 11 meses de trabalho intensivo onde vivi duas personagens. É um balão de oxigénio. Quando voltar a ter um desafio como atriz irei estar diferente. Não estarei a sair de uma novela. É bom sair dos registos. Aprende-se sempre nas novas experiências que se têm. Se calhar, vou utilizar emoções daqui num novo personagem”, refere. Por sua vez, Leonor Poeiras poderia ter como segredo que a televisão é a sua vida e que não se imagina a viver sem o pequeno ecrã.

“Estava cheia de saudades dos diretos e de estar em antena. Ficar oito meses sem fazer aquilo que nós mais adoramos faz-nos perceber que algo nos faz falta. Estes oito meses serviram para consolidar a certeza de que a minha vida passa pela televisão. Foi um regresso muito feliz”, começa por dizer, esclarecendo que não fica desesperada quando não está a trabalhar.

“Acredito muito no meu trabalho e sei qual o meu papel em televisão. Sei que tipo de programas têm o meu perfil e sentia que era uma questão de tempo, até regressar. Não desesperei, nem fiquei apreensiva com medo de não poder sustentar o meu filho, como foi dito. Sou cautelosa e sempre soube gerir o meu orçamento familiar”, garante. Se, eventualmente, quisesse optar por outro segredo, a apresentadora poderia utilizar a aposta na agricultura.

“Sou uma jovem agricultora há alguns anos. Tenho um terreno no Alentejo e pensava construir uma casa. Mas decidi que o terreno ia ser aproveitado de outra forma, pois seria um desperdício se não fizesse lá nada. Por isso, desenvolvi esta ideia com profissionais, está tudo a andar e, em breve, irei cultivar espargos”, conta, orgulhosa.

É certo que estes poderiam vir a ser segredos de ambas num eventual reality show. Mas, não passam disso mesmo porque nem uma nem outra se imaginam a concorrer a um programa destes. E explicam porquê. “Acho que é aliciante. Por outro lado, sou demasiado emocional. Talvez não tivesse estrutura. Não sei se conseguia aguentar. Se entrasse, os meus defeitos como concorrente seriam fragilizar -me rapidamente e desistir. Por isso, tenho muita admiração pela coragem deles”, diz Alexandra.

“Não me imagino. Não é com medo de me expor. Lido muito bem com as imperfeições humanas. Quem não as tem, soa a plástico. Não teria esse interesse. Sou uma pessoa extremamente criativa e estar confinada a um espaço físico não é para mim. Por exemplo, um dos maiores prazeres que tenho é andar por Lisboa a pé. Porquê privar-me de um dos meus prazeres a troco de dinheiro?”, questiona Leonor. Segredos e participações à parte, a dupla aproveita a conversa com a VIP para fazer um balanço do programa.

“Evoluí um pouco no sentido de que já consigo descontrair-me. O convite foi feito de uma forma muito concreta. Disseram-me que queriam que fosse eu mesma. Não ia ter um papel ou imitar um estilo. Mas também não queriam que tivesse sempre o registo da boa disposição, algo que aconteceu nos últimos dois programas. Apostei numa certa honestidade, que sei que tenho ao dizer as coisas, e que é algo que transmite uma certa credibilidade para casa. E era isso que pretendiam para este horário”, refere a atriz.

“Já li, em entrevistas, que certos apresentadores demonstram desconforto por apresentarem determinados formatos. Não sou nada preconceituosa e este programa não tem nenhuma ambição, para além do entretenimento. Sou uma entertainer. É isso que gosto de fazer e que faço com naturalidade. Quero dar o meu melhor”, explica a apresentadora.

Numa conversa divertida com a VIP, tanto Alexandra como Leonor falaram de tudo um pouco. Porém, existe um segredo que não revelam a ninguém. E esse diz respeito ao seu concorrente predileto. “É fácil criar empatias e afetos. Mas temos de ser imparciais”, refere a atriz.

“Como é óbvio, já tenho o meu preferido. Nunca digo quem é porque costumo mudar com frequência”, graceja a apresentadora. Quanto ao futuro, esse deverá trazer Alexandra Lencastre de volta às novelas. “Em janeiro/fevereiro deverá arrancar uma nova novela e julgo que irei fazer parte dela. Não tenho a certeza, mas é a minha expectativa”, diz, alertando, entre risos que “se quiserem outro desafio, cá estarei”. Por sua vez, Leonor tem o sonho de ser a Ellen DeGeneres portuguesa.

“Aquilo que gostava mesmo de fazer era um programa como o da Ellen DeGeneres. É o único talk show em que não é desenvolvido nenhum tema dramático. É tudo up, para rir, é mesmo uma referência para mim. Adorava estar ali. Ter um programa para fazer bem aos outros. A alegria é contagiosa e nunca irei abdicar dela”, conta. “Já tinha proposto o programa na TVI. Na altura, a Júlia [Pinheiro] e a Gabriela [Sobral] disseram que sim, quando houvesse orçamento para isso”, brinca.

Alexandra Lencastre enaltece ainda o facto de ter mais tempo para as filhas, Margarida, de 16 anos, e Catarina, de 14. “Acabo por chegar a casa por volta da mesma hora. Mas não tenho a pressão de me levantar às seis da manhã. Tenho mais tempo e, nesse aspecto, é outra qualidade de vida, pois tenho mais tempo para a família”, conta, revelando ainda que as filhas gostam de ver a mãe enquanto apresentadora

. “Elas ajudam-me. Criticam. Dizem se estava melhor, divertida ou mais preocupada. Dizem que devia fazer isto ou aquilo. Estão atentas e é bom ter o apoio delas. Aproveito todos os trabalhos que faço para abordar vários temas de forma pedagógica com elas.”

Já Leonor, apesar de ter estado oito meses longe da televisão, explica que pouco mudou nas rotinas com o filho, António, de seis anos. “Pouco mudou. Só tive umas férias alargadas de verão, que foram vividas intensamente com o meu filho. De resto, está tudo igual e continuo com as mesmas rotinas”, diz. Sobre o novo visual, conta que já lhe valeu uma alcunha. “Gosto do meu corte novo e, agora, chamam-me ‘o puto’. Foi uma mudança de visual inesperada e não teve nada a ver com o regresso à televisão”, conclui.

Texto: Bruno Seruca; Fotos: Tito Calado

Siga a Revista VIP no Instagram