Flávio Furtado
“Estou fazer aquilo que gosto e me dá prazer”

Famosos

Ultrapassado o recente acidente que sofreu, revela-se um homem feliz

Sex, 08/11/2013 - 0:00

 Depois do grave acidente de viação que sofreu, mas do qual saiu praticamente ileso apesar do grande susto, Flávio Furtado fala à VIP sobre os seus mais recentes projetos. Além de ser apresentador do Extra da Casa dos Segredos, abriu uma loja de roupa e prepara-se para lançar um livro de receitas. “Sempre que aceito um novo desafio, desempenho o papel para que fui proposto como se fosse a última vez que trabalho”, afirma.

VIP – Foi convidado para participar no Extra da Casa dos Segredos. Como está a correr esta experiência de apresentador?
Flávio Furtado – Tem sido uma experiência positiva e maravilhosa. Uma aprendizagem. Trabalhar com a Leonor Poeiras, com a Alexandra e com o Nuno Eiró, além de ser deveras divertido, é uma mais-valia para mim do ponto de vista profissional. São profissionais que têm muito para me ensinar.

Tem sido cansativo?
Os próximos meses são de concentração e passados frente ao televisor. Assisto desde que acordo até que me deito a cada pormenor do que se passa na Casa dos Segredos. Sempre que aceito um novo desafio, desempenho o papel para que fui proposto como se fosse a última vez que trabalho. E é assim que tem sido. Cansativo? Um pouco. Deixei de ter tempo disponível. Estou dedicado a cem por cento a este projeto.

Este é o seu regresso aos reality shows, depois de Big Brother VIP…
Um papel diferente, mais difícil, mas é um regresso que me deixa feliz. Estou a fazer aquilo que gosto e me dá prazer. Todos os dias acordo pela manhã com vontade de ir trabalhar, sou um privilegiado e por isso estou muito grato à TVI e aos portugueses. Este regresso acontece porque as pessoas me reconhecem qualidades como comunicador.

Que concorrente acha que tem mais perfil para vencer esta edição da Casa dos Segredos?
Ainda é muito cedo para fazer essa análise. Ao longo das últimas edições de reality shows tem-se provado que as mentalidades em Portugal estão a mudar e que o estereótipo de vencedor deste tipo de programas já não é o mesmo. Aquilo é um jogo, não sabemos onde termina o “homem” e começa o “jogador”. Por esta razão, de um momento para o outro, o herói pode transformar-se num vilão. Mas foi o melhor casting de sempre e são todos excelentes concorrentes e potenciais vencedores.

O que aconteceu com a Celeb TV? Este projeto chegou a arrancar?
A Celeb TV arrancou, sim. Esteve no ar durante pouco mais de um ano numa plataforma web TV. Dada a conjuntura, o projeto não era autossustentável e não fazia sentido a sua continuidade.

Está a preparar um livro de receitas. Para quando está previsto o lançamento?
O livro é composto pelas receitas dos pratos que confecionava na casa e no barracão do Big Brother VIP. Dado o reduzido orçamento no barracão, são receitas adaptadas, baratas e fáceis de preparar. Outras são à base de aproveitamento de sobras. Nos dias que correm será um manual bastante útil e que estará nas livrarias antes do Natal.

O que vai ensinar aos portugueses e portuguesas neste livro?
Vou ensinar que para se prepararem pratos apetitosos não é necessário gastar muito dinheiro. Vou ensinar que as sobras, por exemplo, podem resultar em petiscos muito saborosos. Todos na casa ficaram espantados quando preparei cascas de batatas fritas como entrada, mas depois de provarem, ficaram rendidos.

Além da escrita, dedica-se agora à moda. Abriu uma loja de roupa. Fale-me desse novo desafio…
O projeto Tailors Lab resultou de um desafio que me foi proposto. A Embaixada, no Príncipe Real, ia abrir portas e precisava de uma marca para homem que oferecesse um produto distinto. Não era fácil, até então, encontrar um casaco diferente para homem. Aqui, oferecemos casacos com cor, estampados e únicos, laços, lenços e sapatos. Peças exclusivas para quem gosta de estar na moda.
Foi sondado pela RTP para o programa 5 para a Meia-Noite. Por que razão não aceitou o convite?
Nunca falei sobre este desafio que me foi lançado porque gosto de falar de futuro, de coisas concretizáveis e não de propostas que não passam disso mesmo. Mas sim, foi-me feita uma proposta, que tive de recusar. Vou explicar-lhe da seguinte forma: estou numa relação saudável com a TVI, esta é a minha família. Sou feliz, mimado, por isso não tinha razões para partir para uma outra relação.

A sua cadela acompanha-o para todo o lado. Pode-se dizer que é a sua melhor amiga?
A Maria Francisca mudou a minha vida. Alterou a minha rotina de uma forma positiva. É uma fiel companheira e uma das melhores coisas que me trouxe o Big Brother VIP. Costumo dizer que fui um vencedor: ganhei o carinho do público, ganhei novos elementos na minha família, ganhei a Maria Francisca, ganhei trabalho. Que mais se pode querer?

Já saiu dos Açores há vários anos. Costuma visitar regularmente a sua família?
Obviamente. São a minha base, o meu apoio. Também me visitam com frequência. Somos uma família unida e dependente emocionalmente. Uma família de quem me orgulho e que tenho a certeza que também se orgulha de mim.

É uma pessoa que se preocupa com a imagem. Que cuidados tem?
Em sociedade, publicamente, não somos mais do que um produto. Infelizmente, estamos a ser sempre avaliados, analisados e, por isso mesmo, temos de ter alguns cuidados. Eu não fujo à regra e obviamente que me cuido. Que cuidados tenho? Os que todos devemos ter: higiene e vestir peças que me favoreçam. Vestir bem não é passear peças caras. É ter noção do que nos assenta bem. Quando não temos consciência do que isso é, podemos sempre pedir ajuda. Via Facebook, através da minha página pessoal, tenho ajudado muita gente.

Ao longo deste anos de carreira, colecionou vários inimigos. Como lida com isso?
Não tenho conhecimento de inimigos. Sei de algumas pessoas que, numa determinada altura, não gostaram que tivesse manifestado opinião publicamente sobre atitudes e comportamentos que tiveram enquanto figuras públicas. Mas era essa a minha função: cronista ou comentador. E quando a verdade é notícia, por muito que custe, tem de ser contada.

Texto: Ricardina Batista; Foto: Bruno Peres; Produção: Manuel Medeiro; Cabelo e maquilhagem: Ana Coelho com produtos Maybelline e L’Oréal Professionnel

Siga a Revista VIP no Instagram