Segundo os organizadores, mais de três milhões de peregrinos estiveram na praia de Copacabana, na tarde de domingo, para assitir à última missa do Papa Francisco no Brasil. O pontífice aproveitou a ocasião para anunciar que Cracóvia, na Polónia, a terra natal do papa João Paulo II, vai receber a próxima Jornada Mundial da Juventude, em 2016.
O papa disse aos jovens presentes que eles eram os "protagonistas do futuro" e apelou aos bispos latino-americanos para não se comportarem como "príncipes" autoritários. “Os bispos devem liderar, o que não é a mesma coisa do que ser autoritário”, avisou num discurso em que também advertiu contra o “clericalismo” no qual a igreja projeta uma imagem de poder e de privilégio, cabendo ao leigo orar e obedecer.
O papa agradeceu ainda a hospitalidade no maior país católico do mundo. "Obrigado pelo acolhimento e o calor da amizade que me foram demonstrados. Também disso começo a sentir saudades", disse o primeiro papa latino-americano, que já prometeu voltar ao país em 2017, concluindo o discurso com um "até breve".
Aos 60 mil voluntários que ajudaram a organizar a Jornada Mundial de Juventude, o papa agradeceu e pediu que sejam “revolucionários” e que recusem a cultura do provisório que impede que as pessoas se comprometam para sempre.
O Vaticano diz que este foi o discurso mais longo e um dos mais importantes de Francisco até à data.
Texto: MA; Fotos: Reuters
Siga a Revista VIP no Instagram
TOP VIP
-
1Nacional
Cristiano Ronaldo
Desiludido com Georgina Rodríguez e tudo por causa dos filhos: “Tinha a obrigação…”
-
2Nacional
Marco Paulo
Eis o motivo para a família não herdar um cêntimo
-
3Nacional
Fernando Daniel
Volta a ser arrasado no The Voice Kids: “ Tamanha arrogância “
-
4Nacional
Marco Paulo
Afinal, irmãos e sobrinhos ainda podem conseguir ‘reclamar’ parte da fortuna: “Se assim for…”