Estocolmo
A Veneza do Norte

Famosos

Conhecida como a Veneza do Norte, Estocolmo goza dos encantos de uma cidade envolta por canais de água, mas a sua beleza também deve muito
à sua herança cultural, refletida na arquitetura

Qui, 13/06/2013 - 23:00

A capital do reino da Suécia é muitas vezes descrita como a mais bela cidade do mundo. Situada no Mar Báltico, perto do Lago Malaren, Estocolmo é formada por 14 ilhas, ligadas entre si por 57 pontes. Por isso mesmo é conhecida como a Veneza do Norte, numa clara referência à sua privilegiada localização geográfica.

Com 60 por cento da sua área total ocupada por água e espaços verdes, Estocolmo é uma das capitais mais limpas da Europa. A sua beleza, porém, muito deve à importante herança cultural, refletida na arquitetura com oito séculos de História. A Gamla Stan – que quer significa “cidade velha” – é a parte mais antiga de Estocolmo e o coração da cidade, uma das zonas mais visitadas, por ser um dos maiores e mais bem preservados centros medievais da Europa.

As ruas estreitas e sinuosas, com edifícios em tons de ouro, conferem-lhe um carácter único, próprio dos contos dos livros de histórias de outros tempos. É nesta parte de Estocolmo que se encontra o Palácio Real e a Catedral Storkyrkan, local onde, em 1976, foi celebrado o casamento dos reis da Suécia, Sílvia e Carlos.

Este é o local onde, em meados do século XIII, foi fundada a cidade de Estocolmo, mais concretamente em 1252. Mas, nesta zona da cidade repleta de História, vai também encontrar diversas propostas de lazer, bares, lojas, cafés e restaurantes. Cenário digno de príncipes e princesas, foi, no passado dia 8, mais uma vez palco de um casamento real, o de Madalena, filha mais nova dos reis da Suécia, com o corretor de bolsa norte-americano Chris O’Neill.

A cidade tem muito para oferecer e uma maneira especial de a conhecer é a partir da água, num passeio a bordo de um dos barcos turísticos que partem do centro da cidade. Estaa cidade, construída sobre 14 ilhas, presenteia-o ainda com um fascinante arquipélago, constituído por cerca de 30 000 ilhas e ilhotas. Sentir-se-á surpreendido por recantos mágicos, repletos de história escandinava.

Estocolmo permanece na memória de todos os que têm a oportunidade de a visitar, graças à multiplicidade de ofertas culturais e de lazer com que brinda os seus visitantes.

Texto: Nuno Manuel Dias; Fotos: Impala

Siga a Revista VIP no Instagram