Cláudio Ramos
“Gosto e escrevo bem, modéstia à parte”

Famosos

Lançou “Valorize-se, Organize-se!”, um guia prático para ganhar tempo e ser mais feliz

Qui, 04/04/2013 - 23:00

Assume que a televisão é a sua vida, mas afirma que também não passa sem a escrita. O lançamento do quinto livro de Cláudio Ramos é a prova disso mesmo…

VIP – Fale-me deste novo livro.
Cláudio Ramos – Chama-se Valorize-se, Organize-se!, mas também se podia chamar manual de um pai solteiro (risos) e é direcionado para as mulheres. Foca pontos como a casa, poupar, supermercado, roupa, família; a forma como podemos organizar o tempo para sermos mais felizes.

Quer dar exemplos?
Reciclar roupa e objetos de casa, o que podemos comprar no supermercado, como devemos arrumar as coisas no frigorífico… Há de tudo, porque tenho a certeza que se nos organizarmos estamos a valorizarmos, porque ganhamos tempo. Se chegamos a casa e estiver tudo organizado, tenho mais tempo para mim. Acho muito útil.

Muito do que está no livro “bebeu” da sua vida, uma vez que sempre viveu sozinho…
O livro é biográfico. Tudo o que ali está é a minha vida, é tudo o que faço. É um livro dedicado às mulheres, que são o seu público… Noventa por cento, sim. Até porque são elas que compram, mas os maridos vão espreitar.

Este é o seu quinto livro. Vai continuar?
Já estou a escrever. Este é um guia prático que queria muito passar às pessoas, especialmente nesta altura. Gosto muito de escrever e também o faço no meu blogue. Gosto muito e escrevo muito bem, modéstia à parte (risos).

E a televisão?
Mais do que escrever gosto de fazer televisão e estou muito confortável… se é que alguém pode dizer que está confortável nos dias de hoje. Mas é um resistente… É verdade. Estou em televisão há 12 anos sem nunca sair do ar, o que é muito bom, é uma vitória. A maioria das coisas que tenho feito estão ligadas ao mundo dos famosos, embora já tenha feito outras coisas, mas não posso negar que a minha área de conforto é essa e sou o melhor, sem dúvida, a fazê-lo. Não há ninguém em Portugal que faça o que eu faço, como faço. Pode vir a nascer, já existiram algumas imitações, mas não estão cá, porque não é chegar, ler e dizer…. Tens que criar o teu estilo, ter as tuas fontes, investigar. A televisão é a minha vida!

Agradece o livro ao Pedro Crispim.
Sim, dedico-o à minha filha Leonor e agradeço ao Pedro, porque antes de o conhecer não olhava para esta coisa da roupa. E ele ensinou-me a olhar para isso de outra forma, a perceber que é uma indústria, que dá trabalho e que é a nossa imagem. Seria injusto achar que tinha percorrido um caminho de sete anos sem ter aprendido nada com ele. Quando tens uma pessoa na tua vida que é importante, bebes dela.

Este ano faz quarenta anos…
É verdade! Sinto-me muito bem, muito melhor do que há dez anos. Tenho muito mais orgulho em mim, fisicamente falando, sinto-me mais novo.

Texto: Carla Simone Costa; Fotos: Paulo Lopes; Produção: Manuel Medeiro; Maquilhagem e cabelos: Vanda Pimentel com produtos Maybeline e L’Oréal Professionnel;

Siga a Revista VIP no Instagram