A pretexto do seu segundo livro, Gustavo Santos, que apresenta na SIC Mulher o programa Querido Mudei a Casa! falou à VIP sobre o coaching, que mudou a sua vida: “Vivo com a convicção de que nada é mais importante do que tu saberes quem és.”
VIP – Vou começar pelo primeiro exercício do seu novo livro Agarra o Agora quando pergunta aos leitores: “Qual foi a tua última grande conquista pessoal? Qual foi a tua última grande deceção pessoal? Quando foi a última vez que sentiste borboletas na barriga?”
Gustavo Santos – Belo início. A minha última grande conquista pessoal, e logo após a finalização deste meu novo livro, foi conseguir atingir um nível físico que me permitisse estar ao meu melhor nível. Sou um homem que privilegia a saúde, sou apaixonado por desafios e amo colocar-me fora da minha zona de conforto. Assim, iniciei um processo de treinos de alta intensidade aliados a uma alimentação específica para o meu propósito, o qual ainda é segredo, e que me exigiu a máxima dedicação e disciplina. Isso auferiu-me não só a convicção de que sou um homem capaz de me superar seja em que área for, assim como a certeza de que comando a minha mente. Estou exatamente como me projetei há três meses atrás. Não me recordo da minha última grande deceção, pois não sou, definitivamente, um homem de expectativas. Só me passa pela cabeça as derrotas do Porto, logo, deve ser isso (risos). A última vez que senti borboletas foi na apresentação do meu último livro. Foi mágico e, definitivamente, voei.
Trata os leitores por tu… porquê?
Trato toda a gente por tu, porque sou um homem de afetos. Gosto de tocar, gosto da inexistência de barreiras, sejam elas físicas ou verbais, e sentir. Cada pessoa representa pelo menos uma oportunidade na nossa vida e eu gosto muito de viver, de “beber” o melhor de cada uma e, se possível, criar imediatamente laços que garantam aquilo que considero ser fundamental na minha relação com os outros: a entrega e a paixão pelo momento.
A escrita no âmbito da valorização pessoal, é cada vez mais uma forma de estar na vida…
A minha escrita é uma extensão do homem que sou. Tudo o que falo e escrevo é baseado na minha forma de estar na vida e naquilo que aprendi através das minhas escolhas, pois sou o único responsável por elas. Sou um homem feliz há muitos anos e, como tal, tenho o dever de inspirar os outros.
O que distingue este livro do anterior, Arrisca-te a Viver?
O Arrisca-te a Viver é uma belíssima base de trabalho e é uma ponte para o Agarra o Agora. Este novo livro é o passaporte para a magia, é um manual de paixão que levará, seguramente, a quem se comprometer em responder às perguntas e a fazer todos os exercícios, ao melhor que nele existe, pois nada é mais importante e gratificante que sentir o “agora”.
A apresentação do livro teve lugar no BBC e foi mais do que uma tradicional apresentação… foi uma autêntica aula de coaching…
Sim. Caracterizo-me por inovar, por levar as pessoas às questões mais importantes e para isso acontecer temos de ser desafiantes. Para tirar qualquer pessoa da sua zona de conforto é preciso confrontá-la consigo mesma e é isso que faço onde quer que esteja. Faço-o constantemente comigo e sei da importância desta abordagem.
Continua a dar aulas de coaching?
Sim, facilito sessões individuais de coaching, porém o que faço, e como tudo na minha vida, não segue as regras que, por exemplo, aprendi na minha certificação. Um coach treina as pessoas, eu não. O que faço está antes disso, eu levo as pessoas a saberem quem são. É assim que me sinto melhor e vivo com a convicção de que nada é mais importante do que tu saberes quem és. Não só me faz feliz, como enquadrado na minha missão.
Entrando um pouco na sua vida pessoal. Tem uma relação com Erika Monteiro… Há quanto tempo estão juntos e os que vos aproximou?
Estamos juntos há quase quatro anos. É uma mulher extraordinária pela qual tenho uma enorme admiração. Mesmo sem saber, tem-me ajudado a vencer bloqueios com os quais cresci e a romper com padrões que me distanciavam daquilo que sou. Aproximou-nos a paixão e a identificação de alguns valores que considero serem vitais.
Ela está ligada à fotografia e fez um book de grávidas. Pensam em ter filhos?
Sim e, felizmente, está a dedicar-se à sua paixão. Ela pensa mais em filhos do que eu, ela tem a certeza desse desejo. Eu aguardo pelo momento em que o possa sentir.
Sonha com o dia em que vai receber o clássico desenho do Dia do Pai?
Fizeste-me sorrir. Acho que isso responde à tua pergunta.
Fotografou com o Sôtor Santos, o seu cão weimaraner que até tem uma página no Facebook…
Inicialmente foi por graça. Achámos que seria divertido, mas a verdade é que agora essa página serve para contribuir com algumas associações de animais carenciadas. Sou embaixador da SOS ANIMAL e tenho vindo a desenvolver inúmeros projetos com eles no sentido de potenciar as emoções das pessoas e as condições dos animais.
Texto: Carla Simone Costa; Fotos; Bruno Peres e Nuno Moreira; Maquilhagem e Cabelos: Ana Coelho com produtos Maybelline e L’Oréal Professionnel; Produção: Romão Correia
Siga a Revista VIP no Instagram
TOP VIP
-
1Nacional
Cristiano Ronaldo
Desiludido com Georgina Rodríguez e tudo por causa dos filhos: “Tinha a obrigação…”
-
2Nacional
Fernando Daniel
Volta a ser arrasado no The Voice Kids: “ Tamanha arrogância “
-
3Nacional
Marco Paulo
Eis o motivo para a família não herdar um cêntimo
-
4Nacional
Marco Paulo
Família ‘impedida’ de lutar por herança: “A menos que…”