Vítor Baía
Está falido, mas viaja para o Brasil com a namorada

Famosos

Antigo guarda-redes esteve com Andreia Santos no Rio de Janeiro

Ter, 08/01/2013 - 0:00

Apesar de o ano começar com notícias sobre a dívida de dez milhões de euros de duas empresas de Vítor Baía ao BPN, a verdade é que o antigo guarda-redes vive um momento feliz. Está apaixonado por Andreia Santos, nutricionista do programa Praça da Alegria (RTP1), conseguiu uma relação de entendimento com a ex-companheira Elisabete Carvalho, sobretudo no que diz respeito à guarda conjunta do filho, Afonso, de cinco anos, e está cada vez mais empenhado no trabalho solidário que faz junto a crianças carenciadas em nome da Fundação Vítor Baía.

Foi também pelo trabalho da fundação que Vítor Baía e Andreia Santos fizeram uma viagem ao Brasil no início de dezembro. Para carregar baterias, namorar e, também, trabalhar. O ex-guarda-redes foi convidado para dar uma conferência sobre futebol e fez questão de levar a namorada e fazer uma visita solidária em nome da sua fundação. “A visita à Favela da Mangueira surgiu em virtude de eu estar no Rio de Janeiro para participar no Soccerex, a maior convenção sobre futebol do Mundo. Dessa forma, aproveitei a oportunidade e estive presente num torneio de futebol para crianças realizado na favela, com outros jogadores amigos. Correu muito bem, foi uma experiência inesquecível poder estar com aquelas crianças que, mesmo vivendo com inúmeras dificuldades, têm sempre um sorriso no rosto”, explicou Vítor Baía à VIP. O melhor, claro, foi conseguir partilhar uns dias com a namorada longe dos problemas de Portugal. “Foi a primeira vez que fui ao Rio de Janeiro. Já tinha estado em São Paulo e em Florianópolis o ano passado em trabalho. Adorei o conhecer o Rio com o Vítor. A cidade é linda”, conta a nutricionista. Apesar de tantas atividades, o casal também teve tempo para se divertir e ir à praia do Arpoador, que fica entre Copacabana e Ipanema. “Ficámos quatro ou cinco dias úteis e acabámos por conseguir no último dia ter tempo para passear. Conseguimos ir ao Cristo Redentor”, conta Andreia. 

O Brasil é um país com o qual Vítor Baía sempre teve uma ligação muito forte. Recorde-se que, na altura da separação de Elisabete Carvalho, o Correio da Manhã noticiou que o antigo guarda-redes tinha declarado falência e vendido a maior parte dos seus bens e imóveis para pagar dívidas. Uma das moradias das quais, alegadamente, se teria desfeito seria no Brasil. Vítor Baía não fala sobre estas questões e Andreia diz desconhecer este facto. A verdade é que o futuro de Andreia Santos na televisão está incerto (ao que tudo indica, a Praça da Alegria vai passar a ser feito em Lisboa) e com o desenvolvimento social e económico do Brasil, este é sempre um bom refúgio para os portugueses que pretendam mudar de vida. “Nós fomos ao Brasil a convite, nem sequer se pôs essa hipótese de um dia nos mudarmos para lá, mas se houvesse essa oportunidade, era uma questão a ponderar”, comenta a nutricionista, que tem idêntica opinião em relação ao futuro do programa das manhãs da RTP1: “A Praça da Alegria vai para Lisboa. Ainda não falámos sobre isso, nem sequer questionei a minha posição. Se tiver que ir, analiso a proposta.”

A situação não é nova para o casal, uma vez que Vítor Baía comenta na TVI24, de 15 em 15 dias, os jogos a contar para a Liga dos Campeões Europeus. Ou seja, de 15 em 15 dias tem de vir a Lisboa. “Claro que o Vítor estando no Porto, é onde eu quero estar. Ele também concilia o trabalho dele com os comentários da Champions no TVI24. Agora tivemos esta pausa da competição e deu para estarmos mais tempo juntos. Foram quase umas férias, correu muito bem”, assegura Andreia, que fala de forma enternecida sobre o Natal que viveram juntos. “Passámos em casa dos pais do Vítor, com os meus pais, os três filhos dele [Diogo, de 20 anos, e Beatriz, de 14, fruto do casamento de 14 anos com Alexandra Almeida, e Afonso], a irmã e o cunhado. Foi vivido em família, que é uma coisa que para nós os dois é muito importante”, refere, revelando que há uns anos foi diagnosticado um cancro nos intestinos ao pai, doença que o levou a fazer cinco intervenções cirúrgicas. “Houve natais em que nós tínhamos de pedir por favor aos médicos para o deixarem ir a casa passar a Consoada.” Por isso, o Natal em família é coisa que não dispensa.

Texto: Sónia Salgueiro Silva; Fotos: Impala e DR

Siga a Revista VIP no Instagram