Durante o torneio de golfe no Royal Óbidos, que assinalou o 15.º aniversário
da VIP, Júlio Magalhães falou com a nossa revista sobre os primeiros meses à frente do Porto Canal.
O antigo jornalista da TVI e atual diretor-geral da estação televisiva do Norte revela que “tem sido uma mudança extraordinária e uma aventura”. Juca, como é tratado respeitosamente pelos amigos, mostra-se encantado com o projeto profissional que abraçou. “Julguei que ia ser muito mais difícil esta transição da TVI para o Porto Canal. Encontrei excelentes pessoas e jornalistas, que estão muito empenhados. No início de outubro vamos lançar uma nova grelha. Acho que hoje há um retorno grande do Porto Canal em relação aos telespectadores, ou seja, quando andei pelo Algarve e Lisboa muita gente me dizia que passa pelo Porto Canal, e é esse retorno que estamos à procura e que eu acho que vamos conseguir com a nova grelha.” Dos tempos da TVI, onde trabalhou 12 anos, o que guarda com mais saudades é das noites de domingo com o professor Marcelo Rebelo de Sousa. “Era uma motivação grande, era a única que tinha na TVI, mas acabou.”
Júlio Magalhães e o conhecido comentador televisivo mantêm uma excelente amizade. “Falamos assiduamente, ainda há pouco tempo estive com ele no Algarve, vou acompanhando o seu trabalho, mas nunca mais vi o professor na TVI aos domingos para não ter saudades.” O diretor-geral do Porto Canal diz que já contou ao professor que deixou de assistir aos seus comentários, mas que teve de tomar essa atitude para não se lembrar desses tempos. “Acabou um ciclo e temos de fechar esse ciclo. Está fechado, não vejo e agora estou focado no projeto Porto Canal e não quero estar a pensar que podia estar aqui ou ali.”
E levar Marcelo Rebelo de Sousa para o Porto Canal, poderia acontecer? “Gostava, mas é impossível. Aí tinha o professor a vida que eu tinha, que era ir ao Porto e voltar. O professor é o melhor comentador do País, é a pessoa que mais audiência cativa no País e é uma figura de uma televisão nacional, não é de uma televisão por cabo, seja ele o Porto Canal ou outro qualquer. Enquanto o professor for comentador será numa televisão de âmbito nacional, não será no cabo, tenho noção disso.” O professor mantém o seu contrato com a estação de Queluz e agora é Judite de Sousa que acompanha Marcelo Rebelo de Sousa no seu comentário semanal. Na altura em que Júlio Magalhães deixou a TVI pelo Porto Canal, os seus filhos não encararam bem a mudança, sobretudo a sua filha Mariana. “Hoje já estão resignados. O meu filho questionou, mas a minha filha chorou mesmo porque não queria que eu deixasse a TVI, estava muito agarrada ao canal, achava, enfim, que ninguém via o Porto Canal. Hoje são fervorosos apoiantes desta decisão que tomei e hoje estou mais tempo em casa com eles”, declara Juca, que tem a certeza que esta mudança profissional contribuiu para ganhar qualidade de vida, permitindo-lhe passar mais tempo junto da família e dos amigos. “Vivo no Porto, a minha família e amigos estão no Porto, a minha casa é no Porto, em Lisboa vivia sozinho num hotel ou num apartamento”, recorda. Mais do que nunca, Júlio Magalhães sabe que fez a escolha certa.
Texto: Helena Magna Costa; Fotos: Isabel Oliveira
Siga a Revista VIP no Instagram
TOP VIP
-
1Nacional
Cristiano Ronaldo
Desiludido com Georgina Rodríguez e tudo por causa dos filhos: “Tinha a obrigação…”
-
2Nacional
Fernando Daniel
Volta a ser arrasado no The Voice Kids: “ Tamanha arrogância “
-
3Nacional
Marco Paulo
Eis o motivo para a família não herdar um cêntimo
-
4Nacional
Marco Paulo
Família ‘impedida’ de lutar por herança: “A menos que…”