No início, não era mais do que uma simples vila de pescadores. Hoje, Saint-Tropez é um dos mais luxuosos destinos de férias de verão e a principal escolha de milionários e estrelas de Hollywood, que procuram o bronzeado perfeito. A ascensão de vila piscatória a destino turístico de sonho aconteceu na década de 60, quando Brigitte Bardot se mudou para Saint-Tropez. A musa francesa fez com que a simples vila passasse a ser encarada de outra forma. Deste então, nesta cidade francesa, que mistura em harmonia iates de luxo com veleiros atracados no velho porto, vive-se uma atmosfera cinematográfica e ali é fácil sentir-se uma estrela.
Saint-Tropez cresceu e desenvolveu-se ao redor do porto, conhecido como Vieux Port. É por ali que todos passeiam, exibindo as roupas mais caras das lojas de luxo e passeando os animais de estimação. É impossível não reparar nas embarcações ancoradas e é também ali que vai encontrar as melhores esplanadas. No Vieux Port não há diferenças e as estrelas misturam-se com os comuns dos mortais. Apesar do luxo, este local consegue ser charmoso e simples, onde se destacam as ruelas e travessas de reduzidas dimensões. Nestas, sobressaem as casas ocres com portadas de madeira, onde a cada canto está uma mesa e duas cadeiras que têm por objetivo fazer com que se aproveite o sol e as coisas boas da vida.
As opções de transporte em Saint-Tropez são reduzidas. Ou tem viatura própria, ou circula a pé ou pode juntar-se aos populares locais e passear de scooter. Em pleno verão, esta é a melhor opção por impedir que perca tempo em filas de trânsito. Os amantes do néctar do deuses vão apaixonar-se por Saint-Tropez, que pertence à região demarcada das Côtes de Provence. Na vila Ramatuelle são produzidos alguns dos mais conhecidos rosé da região. Os amantes das últimas tendências não podem deixar de ficar a par dos últimos modelos das Kjacques, as famosas sandálias de pele locais. Visite o velho atelier de Jacques Kéklikian e escolha o modelo que mais lhe agrade para passear nas ruas locais. Às terças-feiras e aos sábados não se esqueça de visitar o mercado provençal da Place des Lices. O cestinho de palha é obrigatório e poderá ir preenchendo o seu com queijos de cabra, ervas, pães rústicos, salsichões e até antiguidades e produtos artesanais.
Falar em Saint-Tropez é falar de praia. Existem diversas a leste da cidade, mas as mais conhecidas ficam em Pampelonne, a seis quilómetros em direção de Ramatuelle, na route des plages. Existem várias ao longo da baía, mas prepare-se para gastar dinheiro, pois as mais privadas e atrativas cobram entrada, lugar de estacionamento e aluguer de sombras e colchões.
Texto: Bruno Seruca; Fotos: Thinkstock
Siga a Revista VIP no Instagram
TOP VIP
-
1Nacional
Cristiano Ronaldo
Desiludido com Georgina Rodríguez e tudo por causa dos filhos: “Tinha a obrigação…”
-
2Nacional
Fernando Daniel
Volta a ser arrasado no The Voice Kids: “ Tamanha arrogância “
-
3Nacional
Marco Paulo
Eis o motivo para a família não herdar um cêntimo
-
4Nacional
Marco Paulo
Família ‘impedida’ de lutar por herança: “A menos que…”