Nove segundos. Este foi o tempo que Telma Monteiro precisou para conquistar a medalha de ouro em Paris frente à atual campeã do Mundo, no dia 4 deste mês. “Foi simplesmente fantástico”, disse em declarações à agência Lusa. A judoca portuguesa, que conquistou a sua primeira medalha de ouro no Grand Slam, na categoria de – 57 kg, era o espelho da felicidade e euforia no rescaldo do combate. “Foi muito bom, este era um sonho que tinha há muito tempo. Todos os atletas do judo sabem que é a competição mais importante do circuito mundial. E ganhar assim, na final, à campeã do Mundo e em nove segundos é simplesmente fantástico”, acrescentou, afirmando que o seu “objetivo principal” são os Jogos Olímpicos deste ano, em Londres. Telma Monteiro aproveitou o dia seguinte ao triunfo para “desfrutar o momento”, mas dois dias depois iniciou um estágio que durou até ao dia 9. “Há muita coisa para fazer”, referiu.
A mulher por detrás da judoca
Habituada às lides profissionais desde muito nova, Telma Monteiro não lamenta o facto de ter crescido prematuramente, perdendo uma juventude igual à dos amigos. “Gostava de ter mais tempo, mas não fico triste por isso. Tomei esta opção e se não estivesse feliz abandonava o judo. Assim que parar de me divertir paro. O judo é algo muito sério que faço com diversão”, explicava na última entrevista que a atleta concedeu à VIP.
Aliás, Telma Monteiro defende que este crescimento precoce trouxe-lhe maturidade. “Talvez tenha contribuído para me tornar mais madura. Enfrentamos muitas situações, aprendemos a ultrapassá-las e isso faz com que amadureçamos. Mesmo assim, acho que sempre tive um pouco mais de maturidade, pois sempre me dei com pessoas mais velhas”, diz.
Contudo, há um aspecto que Telma Monteiro lamenta na sua vida de atleta de alta competição… “A única coisa que me deixa verdadeiramente triste é ter de fazer dietas. Tirando isso, estou bem com tudo”, brinca, assumindo que não teria grandes cuidados com o corpo se não lhe fossem impostas dietas. “Por isso é que estou sempre com muito peso”, desabafa.
Revelando-se bem-disposta e descontraída, recorda alguns episódios caricatos da sua carreira, como aquele em que ficou “meio despida” num combate, até às abordagens do sexo masculino na rua. “Metem-se comigo. Acho que não têm medo de mim”, graceja, revelando o tipo de abordagem de que é alvo. “São muito tímidos e só me dão os parabéns.”
Apesar do mediatismo, a judoca de 26 anos não se deslumbra com a fama conquistada fora do tatami (tapete) onde vai somando conquistas. “Temos de aproveitar todos os momentos. É giro passar no metro e ver a minha cara, mas não é por isso que me deixo deslumbrar. Quando acabar… acabou”, diz. Humilde, Telma Monteiro revelou ainda o seu maior sonho. “Ser feliz. Ter estabilidade emocional e financeira durante e após a minha carreira”, deseja.
Texto: Bruno Seruca; Fotos: Reuters e Impala
Siga a Revista VIP no Instagram
TOP VIP
-
1Nacional
Cristiano Ronaldo
Desiludido com Georgina Rodríguez e tudo por causa dos filhos: “Tinha a obrigação…”
-
2Nacional
Marco Paulo
Eis o motivo para a família não herdar um cêntimo
-
3Nacional
Fernando Daniel
Volta a ser arrasado no The Voice Kids: “ Tamanha arrogância “
-
4Nacional
Marco Paulo
Afinal, irmãos e sobrinhos ainda podem conseguir ‘reclamar’ parte da fortuna: “Se assim for…”