Nesta altura já está a correr no Dakar, mas antes de se aventurar neste rali, o piloto de motos, Bianchi Prata, falou à VIP dos seus 20 anos de carreira. Embora reservado quanto à sua vida privada, desvenda alguns segredos do relacionamento com a atriz Sandra Cóias, que conheceu há 15 anos, durante uma prova de karting, e com quem assumiu o namoro no último verão.
VIP – Entrar em 2012 a acelerar nas areias do deserto já é um ritual com quantos anos?
Bianchi Prata – Este vai ser o sexto Dakar da minha equipa e, como piloto, o quinto. É sempre um início de ano diferente. Quando se faz pela primeira vez, muda a nossa vida para sempre. A partir daí o Dakar passa a ser o nosso modo e estilo de vida.
As peripécias devem ser muitas.
Sim. Há dois anos, no meio do deserto do Chile, uma pedra cortou-me o tubo do combustível e fiquei sem gasolina. Vi-me obrigado a improvisar e fui roubá-la a um jipe de uns espectadores, mas acabei por ser apanhado. Mas não levaram a mal e até me ajudaram a consumar o “roubo”. O mais engraçado é que, quando cheguei ao fim da etapa, toda a minha equipa já sabia o que tinha acontecido, porque os chilenos tinham filmado com o telemóvel e colocado tudo no YouTube e no meu Facebook.
Que receios tem no Dakar?
Receio perder-me ou ter uma queda violenta e magoar-me a sério. Todos os que lá andam têm consciência de que é perigoso, mas não ultrapasso os meus limites.
De onde vem a paixão pelas motos?
Não sei muito bem. Aos oito anos, uma tia ensinou-me a andar de moto e deu-me uma mobilette. Aos 11 tive a primeira a sério e dizia, por brincadeira, que um dia havia de ir ao Dakar. Depois vieram os estudos, fui para a faculdade estudar Medicina Veterinária e, um dia, já com 17 anos, fui ver uma corrida de enduro e fiquei completamente apaixonado. No ano seguinte, em 1992, fui campeão nacional. A partir daí, criei a minha equipa, que já existe há 11 anos.
O que gosta de fazer quando não há motos por perto?
Além dos treinos e das provas, dou aulas nos nossos centros de estágio, mas adoro ir ao cinema, de conviver com a minha família e de ir almoçar a casa dos meus avós. Mas há três anos que não tenho férias.
No verão assumiu o namoro com a atriz Sandra Cóias. Na realidade, há quanto tempo estão juntos?
Já estamos juntos há algum tempo. Conhecemo-nos há mais de 15 anos, somos amigos há muito tempo e não é segredo para ninguém que a Sandra é minha namorada. A nossa relação é reservada. Temos a vida profissional, que cada um expõe da maneira que quer, e guardamos para nós a relação, dizendo apenas que estamos juntos desde o verão passado.
Como se conheceram?
Foi há muitos anos, numa corrida de karting, em Évora, em que ambos participámos.
Que apoio ela lhe dá?
Todo o apoio. Para quem tem uma atividade exigente como a minha, é muito importante ter alguém ao nosso lado. A Sandra apoia-me sempre ao máximo.
E como é que ela vive as corridas?
A Sandra é uma mulher muito calma e sabe que não cometo erros que me possam magoar. Por isso, não tem medo de que me aconteça algo de mal. Sabe que qualquer pessoa que esteja nesta profissão corre riscos, mas é muito tranquila. Estou a atravessar uma boa fase da minha vida e a Sandra está a ter um papel muito importante nela.
Já falaram de casamento?
Estamos em tempos de crise.
E em relação a filhos?
Isso guardamos para nós. Estamos juntos, estamos felizes e isso é que importa.
Acha que a Sandra tem ciúmes do assédio das suas fãs?
Não, de maneira nenhuma.
Texto: Teixeira Lopes; Fotos: Miguel Pereira da Silva
Siga a Revista VIP no Instagram
TOP VIP
-
1Nacional
Cristiano Ronaldo
Desiludido com Georgina Rodríguez e tudo por causa dos filhos: “Tinha a obrigação…”
-
2Nacional
Fernando Daniel
Volta a ser arrasado no The Voice Kids: “ Tamanha arrogância “
-
3Nacional
Marco Paulo
Eis o motivo para a família não herdar um cêntimo
-
4Nacional
Marco Paulo
Família ‘impedida’ de lutar por herança: “A menos que…”