Fátima Lopes
FÁTIMA LOPES conta à VIP como se faz o sucesso do programa “A Tarde É Sua”

Famosos

O segredo é trabalhar sempre para o público
Entrou na TVI há um ano e não podia estar mais satisfeita por ter decidido pôr fim à relação profissional de 16 anos que tinha com a SIC e embarcar neste novo desafio. Uma decisão muito ponderada e cujos reflexos se veem diariamente na cara de Fátima Lopes.

Qui, 22/09/2011 - 23:00

 Entrou na TVI há um ano e não podia estar mais satisfeita por ter decidido pôr fim à relação profissional de 16 anos que tinha com a SIC e embarcar neste novo desafio. Uma decisão muito ponderada e cujos reflexos se veem diariamente na cara de Fátima Lopes. É que nem por um instante a apresentadora de A Tarde É Sua perde o sorriso enquanto avança pelos corredores da estação de Queluz de Baixo, onde cumprimenta efusivamente, e pelo nome, todos os colegas com que se cruza.

Também não é para menos. O programa das tardes da TVI não podia estar a correr melhor. “Faço um balanço muito positivo do A Tarde É Sua. Nos primeiros dois meses, o programa reforçou a sua liderança com shares históricos”, afirma, sorridente, adiantando que é um formato onde tem mais liberdade e trabalho do que tinha nos formatos que apresentava no mesmo horário na SIC. “Estou contente com o que faço. Isto não é um programa de blá-blá-blá. Tenho quatro grandes histórias para estudar todos os dias; todas com mais de 16 páginas para ler. Eu leio isto tudo à noite e outra vez de manhã.”

Para que nada falhe no direto, Fátima Lopes chega à TVI por volta do meio-dia. E o trabalho começa. Ela reúne com a equipa do programa, lê a Imprensa diária, almoça e vê os telejornais. “Nesta profissão é muito importante estar informada para poder falar sobre tudo”, explica. Só depois é que começa a preparar a sua imagem para a emissão. Uma tarefa mais rápida agora, uma vez que a apresentadora veio de férias com um novo visual: mudou a cor do cabelo e optou por um corte mais curto. “É como se me tirassem 20 toneladas de cima”, ri, adiantando que “o marido [Luís Morais] gostou, apesar de preferir cabelos compridos.”

Enquanto é maquilhada e penteada, Fátima Lopes vai estudando o alinhamento do programa e os temas que vão ser discutidos. Acabada esta tarefa, volta ao seu gabinete. Mais uma vez, prepara a emissão. Afinal, sabe que na TVI tem “um público que não” a “via na SIC e que” tem “de conquistar”. “Por isso, trabalho para o público e vou conquistá-lo.”

Um pouco antes das 15h00, a apresentadora vai até ao guarda-roupa onde, sob o olhar atento das responsáveis do espaço, escolhe o que vai vestir. Este é um dos departamentos que lhe merece mais elogios nas instalações da TVI. “Foi uma das coisas de que mais gostei quando aqui cheguei, porque é muito maior e mais completo do que o da SIC”, afirma.

Já pronta para entrar em direto na casa dos portugueses, Fátima Lopes desce até ao estúdio. Depois de gravar o vídeo de apresentação do programa, dedica os minutos antes do direto a conhecer os convidados do dia. “É importante, para os deixar à vontade quando se forem sentar para conversar comigo”, refere, explicando que a atenção que se dá às pessoas é um dos segredos do sucesso do programa.

Texto: Sónia Salgueiro Silva; Fotos: Filipe Brito

Siga a Revista VIP no Instagram