“A nossa relação ficou mais intensa com a chegada da menina." É assim que João Gomes, mais conhecido por Betinho no mundo do basquetebol, descreve a principal mudança que se fez sentir na sua vida ao lado de Sofia Ramalho, de 31 anos, com quem namora há quase dois anos. O atleta do Benfica, de 26 anos, foi pai de uma menina, Adriana, que nasceu a 15 de Março, em Lugo, cidade espanhola onde na altura Betinho vivia por jogar na equipa Leche Rio Breogan. A bebé tem nacionalidade portuguesa, mas Betinho gostava que a filha tivesse também nacionalidade cabo-verdiana, a sua terra natal.
O jogador é da opinião que um filho une ainda mais um casal, "porque é o fruto de um desejo dos dois". Sofia, que também é basquetebolista, conta que o passo de terem um filho foi planeado, mas não deixa de recordar a surpresa que foi ter sabido que estava grávida quando estava em pleno estágio da Seleção, no Luso. "Foi uma mistura de emoções porque estávamos a duas semanas da fase final, sabendo que era importante para a Seleção, mas foi uma alegria. Eu estava muito nervosa e quem viu o resultado do teste foi o Beto. Eu estava com uns sintomas não muito habituais em mim e decidi fazer o teste. Fui a casa porque tínhamos tido folga e deu positivo", relembra Sofia Ramalho, que teve de abandonar o estágio e desde então não tem jogado basquetebol. "Agora estou retirada e sou mãe a tempo inteiro. Neste momento não conseguia deixar a menina com alguém e ir treinar. O Beto já passa tempo fora com os treinos e o mesmo aconteceria comigo. Nesta fase é essencial estar com a bebé", explica Sofia, que pondera regressar às quadras para o ano quando Adriana já estiver um pouco mais crescida.
A viver pela primeira vez a experiência da paternidade, Betinho diz que não teve qualquer tipo de receios pela inexperiência. "Sempre gostei de crianças e ter um filho era o que eu mais queria. O meu desejo era que nascesse saudável e foi isso que aconteceu." Sofia diz que o companheiro tem-se saído bem no papel de progenitor. "O Beto é um pai excelente. Ajuda imenso, dá a papa e o banho. Ele passa muito tempo nos treinos, mas quando está em casa está com a menina e participa nas atividades dela", declara a recém-mamã. Dar um irmão a Adriana é um desejo do casal, mas só daqui a dois anos.
Apesar de viverem juntos e de agora terem uma filha, Betinho e a mãe da sua filha não têm planos para oficializar a relação com o casamento. "Mais do que a cerimónia temos a bebé, não há maior prova de amor do que um filho", afirma Sofia, que está radiante no papel de mãe.
Texto: Helena Magna Costa; Fotos: Rui Costa; Produção: Manuela Costa; Maquilhagem e cabelo: Ana Coelho com produtos Maybelline e L’Oréal Professionnel
Siga a Revista VIP no Instagram
TOP VIP
-
1Nacional
Cristiano Ronaldo
Desiludido com Georgina Rodríguez e tudo por causa dos filhos: “Tinha a obrigação…”
-
2Nacional
Fernando Daniel
Volta a ser arrasado no The Voice Kids: “ Tamanha arrogância “
-
3Nacional
Marco Paulo
Eis o motivo para a família não herdar um cêntimo
-
4Nacional
Marco Paulo
Família ‘impedida’ de lutar por herança: “A menos que…”