Não nasceram princesas nem têm "sangue azul". Mas por namorarem com príncipes de casas
reais europeias tornaram-se famosas. Kate Middleton e Charlene Wittstock ganharam sonantes e históricos apelidos. Casaram este ano com apenas dois meses de diferença. Um e outro casamento foram autênticas festas para os respectivos países, tornando-se em acontecimentos mediáticos a nível mundial. No entanto, os primeiros tempos de união não têm sido iguais para a duquesa de Cambridge e para a princesa do Mónaco.
Casamentos díspares
As comparações entre as recém-casadas têm sido uma constante na Imprensa europeia. Belas e elegantes, as jovens princesas têm, no entanto, um início de vida em conjunto com os homens que escolheram para maridos bem diferente.
O reflexo de união e felicidade tem sido uma constante no casal real inglês. No Canadá, em Los Angeles, em Gales ou em Londres, William e Kate transmitem uma imagem idílica. Sempre sorridentes e cúmplices, os duques de Cambridge olham-se nos olhos e não se coíbem de mostrar, em público, o quanto estão apaixonados.
Uma atitude bem diferente se passa com o casal real monegasco. Logo no dia do casamento, o ambiente não foi efusivo. A noiva mostrou-se sempre contida e Alberto um homem que sabe guardar para si as emoções. Esta postura valeu aos príncipes várias críticas, que põem em causa a estabilidade do casamento, que mesmo antes de acontecer foi alvo de muita polémica. Tudo porque o jornal francês L' Express noticiou que Charlene teria tentado fugir do principado para a África do Sul, com um bilhete "sem regresso" a poucos dias de casar. Independentemente do Palácio Grimaldi ter desmentido na hora a notícia, os festejos no Rochedo foram ensombrados por esta suposta tentativa de fuga. Mesmo em lua-de-mel, o casal foi igualmente criticado, porque dormiu em hotéis separados. No regresso ao país, num facto inédito, convocou os jornalistas para uma conferência de imprensa, sem perguntas, negando todos os rumores e afirmando: "São notícias falsas e difamatórias da nossa vida privada." A verdade é que estes episódios têm transformado o recentíssimo casamento num verdadeiro pesadelo. Por isso, os primeiros tempos de casadas de Charlene e Kate têm sido completamente diferentes.
Vestidos em exposição
À parte destas circunstâncias, importa referir que os dois casamentos reais foram autênticas festas de popularidade, transmitidos em directo para todo o Mundo. Kate casou em Westminster, a 29 de Abril com um modelo de Sarah Burton para a casa Alexander McQueen. No dia 2 de Julho, Charlene disse "oui" ao soberano, envergando um vestido de noiva, assinado pelo estilista Giorgio Armani. A ex-nadadora olímpica tornava-se assim princesa perante quatro mil convidados, muitos deles das famílias reais. Ambos os vestidos de alta-costura já estão em exposição. No Palácio de Buckingham pode ver também o véu, a tiara e uma réplica do bolo de noiva. No Museu Oceanográfico todos os pormenores do enlace estão à espera de uma visita até Setembro. Muitos turistas aguardam pacientemente a sua vez para ver ao vivo "pedaços" de duas histórias de amor do século XXI… tão diferentes.
Texto: Alberto Madeira Miranda e Cátia Matos; Fotos: Miller & MaClean e Reuters
Siga a Revista VIP no Instagram
TOP VIP
-
1Nacional
Cristiano Ronaldo
Desiludido com Georgina Rodríguez e tudo por causa dos filhos: “Tinha a obrigação…”
-
2Nacional
Fernando Daniel
Volta a ser arrasado no The Voice Kids: “ Tamanha arrogância “
-
3Nacional
Marco Paulo
Eis o motivo para a família não herdar um cêntimo
-
4Nacional
Marco Paulo
Família ‘impedida’ de lutar por herança: “A menos que…”