Foi para a TVI por um “projecto de carreira”, porque há momentos em que as pessoas sentem necessidade “de crescer, de oferecer mais”, disse Fátima Lopes quando se tornou público que deixaria a casa que a acolheu há 15 anos. E quando, no dia 21 de Setembro do ano passado, começou o programa Agora É que Conta, parecia que ia mudar completamente de vida: de registo, de horário, de colegas. Porém, os acontecimentos posteriores, nomeadamente a saída de Júlia Pinheiro, alteraram os seus planos. Com As Tardes da Júlia sem apresentadora, a estação ficou, aparentemente de forma inesperada, sem uma figura forte para assegurar as três horas de programação que estavam a cargo da vedeta da estação. A recém-chegada Fátima Lopes foi a escolha mais óbvia e esta acabou por aceitar.
No entanto, a apresentadora garante que não tem, de todo, a sensação de ter sido defraudada. “O meu contrato com a TVI não tem de ser do domínio público, mas eu já sabia que a minha prestação, independentemente da saída da Júlia, era para lançar o formato e que depois ia fazer outro programa. Isso estava combinado há muito tempo”, garante, assegurando que vai apresentar outro tipo de programas. “Uma coisa não invalida a outra. Tenho muita coisa para fazer na TVI. Não posso revelar ainda. Este será o meu projecto diário, mas vou ter oportunidade de fazer outras coisas. Há um entendimento muito bom e estamos todos felizes com o caminho que está a ser seguido”, assevera.
Novas oportunidades
"Estou certíssima que fiz a escolha correcta. Estou muito feliz aqui e sinto-me completamente ambientada, esta já é a minha casa", conclui, apontando algumas diferenças entre a TVI e a SIC. "Aqui sei com muita clareza quais vão ser os próximos passos da minha trajectória profissional. E nesta casa, entre os vários profissionais, as portas estão todas abertas, há uma facilidade de comunicação muito boa." Por isso, não olha para trás e continua a considerar que a TVI lhe dá a importância que merece, algo que já não sentia na SIC. “Nesta curta experiência que tenho na TVI já fiz coisas muito diferentes daquelas que fiz nos últimos anos. Já passei por uma série de coisas novas e esse é o cerne da questão. É eu sentir que tenho de aprender. Há muito tempo que não estava tão feliz por fazer um projecto”, diz, realçando que “na SIC surgiam poucas oportunidades de experimentar outros registos e sentia que não conseguia evoluir.”
Reality shows à vista?
Se é certo que estava, em colaboração com a direcção de Programas, a preparar um novo programa, que teve de ser adiado por causa da saída de Júlia Pinheiro, Fátima Lopes garante que isso não a incomoda. Primeiro porque se sente "como peixe na água" em A Tarde É Sua. E justifica: “Foi-me entregue este projecto que é um trabalho onde me sinto completamente à vontade e que é o que eu mais gosto de fazer, com uma equipa com quem eu já tinha trabalhado”, diz, realçando que, afinal, Júlia apenas usufruiu do mesmo direito que ela. “É uma opção dela e uma pessoa tem que respeitar. É uma grande profissional, portanto, com certeza saberá as razões pelas quais mudou. Tal como eu e todos as outras pessoas, tem direito a experimentar outros projectos.”
Certo é que a saída de Júlia poderá, a longo prazo, abrir novos caminhos a Fátima, já que a apresentadora, com 15 anos de carreira, é agora um dos rostos fortes da estação, ao lado de nomes como Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira. Ou seja, passa a ser uma das mais fortes opções para reality shows e concursos da TVI. Algo que admite vir a acontecer já que, afirma, perdeu o "preconceito" dos reality shows. "Percebi que é possível fazer qualquer formato com dignidade, com classe e com profissionalismo, tem é de se fazer bem feito e com respeito pelos participantes", diz, admitindo: "Se a TVI entender que precisa de mim para apresentar um reality show, não há razão para dizer que não."
Fazendo o balanço dos primeiros meses, parece ser uma aposta ganha, tanto para Fátima como para a TVI. Afinal, A Tarde É Sua apresenta uma média de 31,3% de share, mais do que os 27,4% de média de 2010, com as Tardes da Júlia, enquanto Leonor Poeiras conquistou espectadores em Agora É que Conta.
Para além disso, Fátima tem horários que se adaptam na perfeição à sua vida familiar. Chega a casa às seis e meia e tem tempo para se dedicar ao marido, Luís Morais, e aos filhos, Beatriz, de 11 anos, e Filipe, que tem quase dois. "Consigo acompanhar os meus filhos, levá-los à escola, sempre fiz muita questão", diz, realçando que a filha, Beatriz, é a sua maior crítica. "Via mais o Agora É que Conta, achava mais divertido, mas faz muitas perguntas sobre o meu trabalho e é muito crítica. Se vestir algo que não gosta, quando chego a casa, diz-me que estava pirosa", brinca.
Texto: Elizabete Agostinho; Fotos: Filipe Brito
Siga a Revista VIP no Instagram
TOP VIP
-
1Nacional
Cristiano Ronaldo
Desiludido com Georgina Rodríguez e tudo por causa dos filhos: “Tinha a obrigação…”
-
2Nacional
Marco Paulo
Eis o motivo para a família não herdar um cêntimo
-
3Nacional
Fernando Daniel
Volta a ser arrasado no The Voice Kids: “ Tamanha arrogância “
-
4Nacional
Marco Paulo
Afinal, irmãos e sobrinhos ainda podem conseguir ‘reclamar’ parte da fortuna: “Se assim for…”