No auge da crise internacional, que feriu a economia espanhola, é tornado público que o príncipe Felipe ofereceu a Letizia uma tiara de valor superior a 50 000 euros para comemorar o quinto aniversário de casamento, a 22 de Maio 2009. A notícia, revelada pelo jornal El Mundo, afirma que foi o príncipe Felipe que, pessoalmente, mandou desenhar uma tiara que pudesse coroar a sua mulher, futura rainha de Espanha. Encomendada à Ansorena, uma prestigiada joalharia de Madrid, o diadema tem dez pérolas e diamantes e, como é pessoal, poderá tornar-se uma jóia de paso, ou seja, usada apenas pela rainha. Seria, assim, herdada pela infanta Leonor. Até agora, Letizia tem usado as jóias da família real, que tem de partilhar com a rainha Sofia e as infantas Elena e Cristina. A tiara prussiana foi a primeira que usou, no dia do casamento. Alusiva às colunas do Partenão, pertencia à rainha Frederica, mãe da rainha Sofia. O diadema marinho, mais conhecido por la chata, ou a tiara floral, que Letizia usou no casamento de Victoria, são algumas das jóias que já foi possível ver à mulher de Felipe. No entanto, todas elas são “emprestadas”.
Agora, tem uma jóia única, criada exclusivamente para si. Este é o primeiro presente importante que Letizia recebe desde o anel de noivado e é tradição na família Borbón oferecer uma jóia personalizada e intransmissível no quinto aniversário de casamento. Segundo a jornalista do El Mundo, Felipe esmerou-se. Falou pessoalmente com a directora criativa da marca, Elena Mato García Ansorena, e Jaime Mato Ansoreno, actual proprietário da casa que tem uma relação com a família real desde o século XIX. Depois de vários esboços, terá escolhido aquela que considera ser a jóia perfeita para Letizia.
Momento pouco oportuno
Letizia tê-la-á recebido há mais de seis meses e era suposto estreá-la no casamento de Victoria da Suécia, dia 19 de Junho, mas considerando o momento de crise que o país atravessa, seria uma ostentação de riqueza desnecessária e poderia ser interpretado como uma afronta ao povo espanhol, que desembolsa anualmente 8,9 milhões de euros para a família real. Para financiar o presente, Felipe poderá ter economizado o que recebe nas suas funções de representação, ou terá usado o orçamento atribuído à família real. De qualquer forma, o seu valor avultado poderá não ser visto com bons olhos pelos espanhóis que estão a viver na pele as consequências da crise. A próxima possibilidade é o casamento do príncipe soberano Alberto do Mónaco com Charlene Wittstock, no próximo ano, a 3 de Junho. Resta saber se Letizia sentirá que é oportuno.
Agenda oficial retomou
A despedida oficial de Maiorca marcou o fim das mais curtas férias da família real na residência de Verão. No entanto, ainda houve tempo para algumas polémicas que terão provocado a ira de Juan Carlos. Felipe e Letizia passaram apenas cinco dias na ilha. Ele partiu para a Colômbia dia 5 de Agosto, ela fez as malas logo a seguir, provavelmente para não partilhar o palácio com Elena e Cristina. Antes disso, conseguiu aborrecer vários jornalistas e críticos, questionando: “Acham que isto são férias privadas?”. Consta que o rei não gostou, terá feito pressão para que a nora regressasse para o almoço com Michelle Obama e marcado uma reunião familiar para que as “comadres” se entendessem. Depois de 15 dias em destino incerto, o casal reapareceu no casamento de Nicolas da Grécia, onde trocou sorrisos com as infantas, acatando as ordens do rei. Entretanto, a agenda oficial recomeçou e os príncipes das Astúrias preparam-se para a rentrée escolar das filhas.
Texto: Elizabete Agostinho; Fotos: Impala
Siga a Revista VIP no Instagram
TOP VIP
-
1Nacional
Cristiano Ronaldo
Desiludido com Georgina Rodríguez e tudo por causa dos filhos: “Tinha a obrigação…”
-
2Nacional
Fernando Daniel
Volta a ser arrasado no The Voice Kids: “ Tamanha arrogância “
-
3Nacional
Marco Paulo
Eis o motivo para a família não herdar um cêntimo
-
4Nacional
Marco Paulo
Família ‘impedida’ de lutar por herança: “A menos que…”