Amizade, cumplicidade, respeito mútuo, são factores que têm contribuído para os dez anos de sucesso desta dupla de comediantes que deu corpo e voz ao programa Telerural, da RTP. Empenhados em novos projectos profissionais, para além das bizarras e divertidas notícias da peculiar aldeia de Curral das Moinas, Pedro Alves e João Paulo Rodrigues estiveram à conversa com a VIP.
Contrariamente ao que se possa pensar, estes dois amigos nem sempre navegam em mares de unanimidade. “Raramente estamos de acordo”, começa por explicar Pedro Alves. “Temos feitios completamente diferentes, mas também conseguimos adaptar-nos às ideias um do outro. Entre nós não há choques de egos e por isso nunca acontece estarmos um a puxar para cada lado. O nosso objectivo é fazer com que o nosso trabalho seja bom e bem feito e aprendermos sempre a adaptar-nos um ao outro, mesmo discordando. Temos uma sociedade difícil de gerir, mas que tem funcionado na perfeição.”
Desde que terminaram de gravar Telerural, em Fevereiro, os humoristas pensam já em próximos projectos profissionais, mas não parecem dispostos a separar-se das personagens Quim e Zé. “Digamos que estamos a fazer uma paragem técnica”, explica João Paulo Rodrigues. “É bom, de vez em quando, parar um pouco para fazer outras coisas em que temos também de investir.” Refere-se concretamente a um projecto de teatro, baseado no programa de televisão. “Vamos fazer uma digressão pelas salas de espectáculos de todo o País e das comunidades portuguesas espalhadas pelo Mundo. Há um grande número de pessoas que gosta do Telerural e esta será uma forma de nos aproximarmos mais delas, da nossa realidade e do nosso universo, que é Curral de Moinas.” Convites não faltam e, para além dos espectáculos de Verão em Portugal, têm já agendada também uma digressão de duas semanas no Canadá. Ainda este Verão, deverá também ser lançado um DVD gravado ao vivo no Coliseu do Porto. Entretanto, a dupla prepara-se ainda para apresentar à RTP o episódio zero de uma nova série de programas.
“O Telerural acabou depois de uma vida mais longa do que esperávamos” lembra Pedro Alves, “e o novo projecto terá um formato diferente, embora sem fazer um corte radical com aquilo que temos realizado até agora”.
Vida de casados
Ambos casados e pais de família, contam como as suas vidas mudaram. “Quando éramos solteiros”, explica Pedro Alves “tínhamos mais tempo para ir dar uma volta ou ir a uma festa juntos. Embora agora tenhamos de dar atenção às nossas famílias, ainda não perdemos o costume de ir jantar juntos de vez em quando”.
Entretanto, João Paulo Rodrigues, casado há menos de um ano, anuncia para Junho próximo o nascimento de Rita, a sua primeira filha. E confessa: “Estou a atravessar uma fase muito feliz da minha vida, porque ser pai era um sonho e algo que sempre associei de uma forma automática ao casamento.” Três é o número que considera ser o ideal para a sua descendência e relativamente à educação dos filhos deseja que seja igual à que recebeu do pai. “Quero ser um pai igual ao que o meu pai foi para mim. Uma pessoa bem-disposta, divertida e, acima de tudo, presente. Mas o mais importante é sentir que vou aprender com a Rita e ela comigo.”
A forma como Pedro e João se apresentam em palco e na televisão revela a grande cumplicidade entre ambos. Uma situação que se estende à esfera privada, porque, confessa João Paulo, “tem sido treinada ao longo destes dez anos”. E Pedro reforça: “Houve uma altura em que deixámos de trabalhar juntos, porque o Paulo queria dedicar-se apenas à rádio e tive de o fazer, pontualmente, com outras pessoas. Mas não era a mesma coisa. Há uma grande sintonia entre nós. De tal modo que, quando um está a dizer uma coisa, já sabe o que o outro vai responder.”
A televisão e os espectáculos de stand up comedy não se perfilam como ocupações exclusivas dos dois amigos. Longe dos palcos e do estúdio há outras actividades e interesses em que ocupam o seu tempo.
Para João Paulo é o curso de Direito, que quer terminar no próximo ano lectivo, depois de o ter interrompido há oito anos. “O curioso nisto é que comecei a contar piadas em bares como um meio de ganhar dinheiro para pagar o curso e isso acabou por sobrepor-se aos estudos.”
Pedro Alves, por seu lado, é um apaixonado por engenharia mecânica e recentemente criou uma empresa “dedicado ao restauro e preparação de carrocerias automóveis, quer seja para colecção quer para competição”.
Texto: Teixeira Lopes
Siga a Revista VIP no Instagram
TOP VIP
-
1Nacional
Cristiano Ronaldo
Desiludido com Georgina Rodríguez e tudo por causa dos filhos: “Tinha a obrigação…”
-
2Nacional
Fernando Daniel
Volta a ser arrasado no The Voice Kids: “ Tamanha arrogância “
-
3Nacional
Marco Paulo
Eis o motivo para a família não herdar um cêntimo
-
4Nacional
Marco Paulo
Família ‘impedida’ de lutar por herança: “A menos que…”