A princesa Victoria deixou os norte-americanos encantados com a sua visita a Seattle para a semana da Suécia. Era Madalena quem devia estar presente, mas desmarcou todos os compromissos oficiais depois da traição de Jonas Bergström. Apesar da proximidade do casamento, a irmã mais velha deslocou-se até aos Estados Unidos para a substituir. Já de regresso, ultima os preparativos para o grande dia, 19 de Junho, que está a ser pensado ao mais ínfimo pormenor. Afinal, é o primeiro casamento de uma herdeira ao trono, apesar da Suécia já ter tido três monarcas regentes: a rainha Margarida, que reinou de 1389 a 1396, a rainha Cristina, de 1632 a 1654, e a rainha Ulrika, de 1718 a 1720. Quanto a Daniel Westling, que era personal trainer da futura rainha, junta-se ao restrito grupo de príncipes consortes da Europa: apenas Filipe de Inglaterra e Henrique da Dinamarca são casados com rainhas. Conheça todos os detalhes desta boda real.
O merchandising.
Já foram editados os selos comemorativos do casamento do casal que um dia há-de reinar na Suécia e espera-se que seja criado todo o tipo de merchandising à volta do enlace, desde ímans, canecas, pratos, t-shirts, sacos, moedas… Apesar do casamento ter um custo estimado de 12 milhões de euros, os souvenirs poderão render até 25 milhões de euros.
O bolo
O bolo do casamento será “muito alto, branco e saboroso” revelou Gunter Koerffer, o pasteleiro encarregue de confeccionar o protagonista do copo d’água, durante o lançamento do “bolo do povo”, uma espécie de imitação que pretende marcar o enlace e será vendida à população a partir de 19 de Maio. O chef terá a ajuda de quatro pasteleiros. É que, afinal, fez parte da equipa que confeccionou o bolo dos reis, quando casaram a 19 de Junho de 1976. Este tinha quatro pisos e estava decorado com 160 rosas de maçapão.
A cerimónia
A missa realiza-se na Catedral de Estocolmo e será conduzida pelo arcebispo Anders Wejryd. Gustaf Sjökvist, responsável pelo coro do casamento dos reis voltará a conduzir a música da cerimónia.
O cortejo
Foram convidados para o casamento membros de todas as casas reais da Europa. Assim, espera-se um desfile de convidados ilustres à entrada da catedral. Quanto à família real, apesar de não haver certezas, espera-se que entre primeiro o noivo com a mãe. Deverão então entrar a princesa Madalena, provavelmente acompanhada da tia Lilian, e a mãe da noiva, a rainha, poderá chegar de braço dado com o filho, Carl Philip. Finalmente, o rei conduz a noiva ao altar. Depois da missa, o casal vai atravessar o centro de Estocolmo, pela baía da capital, e vai saudar os súbditos desde Kastellholmen, antes de ir saudar as paradas militares e os soldados.
A transmissão televisiva
Ao exemplo do que aconteceu com o casamento de Felipe e Letizia, toda a cerimónia vai ser transmitida. A televisão sueca já admitiu que vai ser a maior cobertura de sempre de um evento em Estocolmo. O primeiro casamento real filmado foi o da rainha Elizabete com George VI, duque de Iorque, em 1923. Na Suécia, a transmissão em directo já se fez no casamento dos reis, em 1976.
Os presentes e as felicitações
Os súbditos podem oferecer um presente aos noivos, bem como cumprimentá-los pessoalmente. Para receberem donativos e presentes, os príncipes criaram uma fundação específica. Para poder felicitá–los, era necessário enviar um pedido, por escrito, até 26 de Abril, e as pessoas seleccionadas receberam a resposta até 12 de Maio, para poderem ir pessoalmente ao Palácio dia 5 e 6 de Junho.
Texto: Elizabete Agostinho; Fotos: Reuters
Siga a Revista VIP no Instagram
TOP VIP
-
1Nacional
Cristiano Ronaldo
Desiludido com Georgina Rodríguez e tudo por causa dos filhos: “Tinha a obrigação…”
-
2Nacional
Fernando Daniel
Volta a ser arrasado no The Voice Kids: “ Tamanha arrogância “
-
3Nacional
Marco Paulo
Eis o motivo para a família não herdar um cêntimo
-
4Nacional
Marco Paulo
Família ‘impedida’ de lutar por herança: “A menos que…”